Pepe Mujica: ex-presidente uruguaio se despede durante posse do novo presidente de seu país. Reprodução

O ex-presidente uruguaio Pepe Mujica, de 89 anos, atualizou seu estado de saúde durante a posse do novo presidente do Uruguai, Yamandú Orsi, no último sábado (1). Em uma declaração emocionante, ele revelou que está enfrentando o agravamento de sua condição de saúde devido a um câncer no esôfago e outras doenças crônicas.

Mujica, que tem lutado contra o câncer desde abril de 2024, afirmou que o tumor se espalhou por seu corpo, e que devido à sua idade, não seria mais possível realizar tratamentos adicionais. “Estou doente e velho. Tenho as duas coisas. Minha cabeça funciona bem, mas o resto, o estômago, um desastre. Mas, enfim, estou indo”, declarou ele, deixando claro o avanço de sua condição.

Em janeiro de 2025, o ex-presidente havia revelado que o câncer havia se espalhado e que seu ciclo estava chegando ao fim. “O que peço é que me deixem em paz. Que não me peçam mais entrevistas nem nada. Meu ciclo já terminou. Sinceramente, estou morrendo. E o guerreiro tem direito ao seu descanso”, disse na ocasião, fazendo um pedido pessoal aos jornalistas e à mídia.

Pepe Mujica é considerado padrinho político de Yamandú Orsi, que assumiu a presidência do Uruguai até 2030. Mujica expressou sua confiança no novo presidente, destacando que o conhece há mais de 40 anos. “Conheço ele há 40 anos. Ele era um garoto quando se juntou ao nosso partido. Foi se tornando homem. Um aprendizado esplêndido. Tenho uma confiança enorme nele”, afirmou.

O ex-presidente também comentou sobre o futuro de Orsi e seu papel no governo: “Orsi tem que governar e cuidar dos problemas do Uruguai. Entrar para falar com um velho cascudo como eu, não. Alguma vez ele vai me ver, mas ele é mais moderno do que eu”, disse Mujica, destacando a necessidade de o novo presidente focar nas questões atuais do país.

Durante a cerimônia de posse, o presidente Lula, também se encontrou com Mujica e se emocionou ao falar sobre a amizade com o ex-presidente uruguaio. Ele declarou em sua rede social: “Mujica está acima da média dos seres humanos. E eu tenho um profundo amor e respeito por esse companheiro. Carrego Mujica no fundo do meu coração.”

Lula, que governou o Brasil enquanto Mujica esteve à frente do Uruguai, desejou uma vida longa ao ex-presidente uruguaio, enfatizando os laços de amizade entre ambos. “Vou tratar o novo presidente do Uruguai com o mesmo carinho e amizade que tínhamos no passado”, concluiu.

Conheça as redes sociais do DCM:

Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 02/03/2025