PF e Abin monitoram risco de interferência dos EUA a 48 horas da eleição brasileira

Inteligência brasileira acompanha possíveis ações externas sobre o processo eleitoral enquanto PF investiga alerta que levou Washington a suspender serviços diplomáticos; relatório reservado da Abin já havia classificado como “crítico” o risco de escalada da pressão americana sobre o Brasil

Da Redação

A menos de 48 horas da abertura das urnas, a Polícia Federal e a Agência Brasileira de Inteligência acompanham possíveis movimentos de interferência estrangeira no processo eleitoral brasileiro, com atenção especial às ações dos Estados Unidos. O monitoramento, que já vinha sendo realizado há semanas, ganhou uma nova dimensão nesta sexta-feira, 2 de outubro, depois que Washington suspendeu os atendimentos presenciais de sua Embaixada em Brasília e dos consulados no país alegando questões de segurança.

O episódio ocorre num ambiente que já era tratado pelas instituições brasileiras como excepcionalmente sensível. No fim de agosto, a Abin produziu um relatório reservado sobre ameaças ao processo eleitoral de 2026 e classificou como de nível “crítico” o risco de escalada da pressão americana sobre o Brasil. O documento foi encaminhado à Presidência da República, ao Tribunal Superior Eleitoral e ao Ministério da Justiça.

Não se trata, portanto, de uma preocupação surgida depois do fechamento das representações diplomáticas nesta sexta-feira. O alerta americano aparece agora dentro de um quadro que a inteligência brasileira vinha acompanhando anteriormente e que envolve pressões econômicas, diplomáticas e políticas, operações no ambiente digital e possíveis tentativas de produzir efeitos sobre o processo eleitoral brasileiro.

A situação exige, ao mesmo tempo, vigilância e precisão.

A existência de um monitoramento da PF e da Abin não significa que toda decisão tomada pelo governo Donald Trump faça parte de uma operação destinada a interferir na eleição. Tampouco permite concluir que o alerta de segurança emitido pelos Estados Unidos nesta semana tenha sido fabricado com finalidade política.

Mas existe uma sucessão documentada de acontecimentos que levou as instituições brasileiras a tratar a possibilidade de ingerência externa não mais como uma hipótese abstrata, mas como um risco de segurança institucional que precisa ser acompanhado.

É essa mudança que torna o momento particularmente importante.

O alerta da Abin veio antes

O documento mais importante para compreender o cenário foi produzido pela Abin no fim de agosto.

O relatório reservado tratava especificamente das ameaças ao processo eleitoral de 2026 e analisava aquilo que a agência classificou como uma escalada da pressão dos Estados Unidos sobre o Brasil.

Segundo o documento, a política do segundo governo Trump para a América Latina buscaria reduzir a influência de potências concorrentes, particularmente a China, sobre ativos estratégicos, riquezas naturais e infraestrutura da região. O Brasil apareceria nesse cenário como um país especialmente importante por sua dimensão econômica, seus recursos naturais e sua capacidade de preservar uma política externa relativamente autônoma.

A análise da inteligência brasileira não se limitava às declarações políticas de Washington.

O relatório observava medidas comerciais, sanções, pressões diplomáticas e iniciativas relacionadas diretamente ao ambiente político brasileiro. A Abin avaliava que essas ações deveriam ser examinadas em conjunto, e não isoladamente, porque poderiam formar um processo gradual e adaptativo de pressão.

Essa leitura foi considerada suficientemente séria para ser encaminhada à cúpula do governo e ao TSE.

Pouco mais de um mês depois, o Brasil chega às últimas horas da campanha com esse sistema de monitoramento ativado.

Europa também foi informada

A preocupação brasileira ultrapassou as fronteiras nacionais.

Em setembro, representantes da França e da Alemanha estiveram em Brasília e receberam informações de autoridades brasileiras sobre possíveis interferências estrangeiras relacionadas à eleição.

Um registro das reuniões obtido pela Reuters afirma que representantes da Abin falaram da existência de interferências atribuídas aos Estados Unidos e à Rússia. No caso americano, o documento produzido por um participante da reunião mencionava diferentes modalidades de pressão. A agência brasileira não detalhou publicamente todo o material de inteligência que sustentaria essa avaliação.

O Departamento de Estado dos Estados Unidos já negou anteriormente que esteja tentando interferir nas eleições brasileiras.

Essa negativa também precisa fazer parte do registro factual.

A relevância das reuniões com franceses e alemães está em demonstrar que Brasília vinha tratando o problema como uma questão de segurança democrática internacional antes mesmo dos acontecimentos desta sexta-feira.

Os europeus também discutiram com autoridades brasileiras respostas coordenadas para ameaças digitais e integridade eleitoral. Entre os participantes estavam representantes de organismos especializados em desinformação, telecomunicações e regulação das plataformas.

A dimensão digital é central porque uma interferência moderna não precisa assumir a forma clássica de financiamento clandestino de partidos ou operações secretas.

Pode ocorrer pela manipulação do ambiente informacional, ataques cibernéticos, campanhas coordenadas, utilização de plataformas, amplificação artificial de narrativas ou pressões econômicas capazes de alterar o ambiente político.

PF também está mobilizada

A Polícia Federal acompanha outra dimensão do problema.

Seu papel é diferente daquele desempenhado pela Abin.

Enquanto a inteligência procura identificar ameaças e antecipar cenários, a PF possui atribuições investigativas e policiais diante de possíveis crimes e riscos concretos.

Nesta sexta-feira, essa diferença ficou particularmente evidente.

A Polícia Federal avançou na investigação da ameaça que teria motivado a decisão americana de suspender seus serviços diplomáticos no Brasil. Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, em São Paulo e no Distrito Federal, e equipamentos de comunicação e mídias foram recolhidos.

Até o momento, entretanto, a investigação não encontrou elementos que confirmem o grau de risco inicialmente suspeitado.

Isso não encerra o caso.

A investigação continua e informações relevantes podem permanecer sob sigilo.

Mas o dado disponível neste momento é importante: existe uma ameaça sendo investigada, houve diligências concretas da Polícia Federal, mas os elementos encontrados até agora não confirmam um cenário de perigo compatível com interpretações mais alarmistas que começaram a circular depois do anúncio americano.

Esse fato torna ainda mais necessária a prudência.

O fechamento americano entrou no radar

Washington suspendeu nesta sexta-feira os atendimentos presenciais da Embaixada em Brasília e dos consulados em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre.

Funcionários receberam orientação para trabalhar remotamente e cidadãos americanos foram instruídos a evitar as instalações diplomáticas.

Os Estados Unidos alegaram questões de segurança.

Não detalharam publicamente a natureza da ameaça.

A Austrália adotou medidas preventivas em seguida e fechou sua Embaixada em Brasília nesta sexta-feira.

A proximidade com a eleição tornou inevitável o escrutínio político sobre essas decisões.

Mas existe uma diferença essencial entre observar uma medida e concluir antecipadamente qual foi sua finalidade.

É precisamente por isso que PF e Abin precisam trabalhar.

O Estado brasileiro não pode partir da premissa de que uma ameaça anunciada por uma representação estrangeira é falsa. Convenções internacionais estabelecem obrigações de proteção às missões diplomáticas e qualquer informação dessa natureza precisa ser tratada seriamente.

Foi o que aconteceu.

A segurança da Embaixada americana foi reforçada e a Polícia Federal abriu investigação.

Ao mesmo tempo, as autoridades brasileiras precisam compreender a dimensão real da ameaça e impedir que informações imprecisas sejam utilizadas para produzir artificialmente uma percepção de instabilidade no país.

A guerra também é pela percepção

Esse talvez seja o ponto mais delicado das próximas horas.

Uma eleição pode transcorrer normalmente nas ruas e, ainda assim, ser submetida a uma operação de desestabilização no ambiente informacional.

Não é necessário interromper a votação.

Não é necessário atacar uma urna.

Não é necessário ocupar um prédio público.

Pode bastar produzir dúvida.

Dúvida sobre a segurança.

Dúvida sobre as instituições.

Dúvida sobre o resultado.

Dúvida sobre a capacidade do Estado de controlar a situação.

Uma informação verdadeira pode ser utilizada dentro desse processo. Basta retirá-la de contexto, amplificá-la e conectá-la a outras narrativas até produzir uma percepção muito diferente da realidade original.

O fechamento de uma embaixada por precaução pode virar “país em situação de emergência”.

Uma investigação policial pode virar “ameaça terrorista confirmada”.

Uma falha localizada pode virar “colapso do sistema eleitoral”.

É justamente nessa distância entre fato e narrativa que operações de influência costumam trabalhar.

Por isso, acompanhar apenas acontecimentos concretos não é suficiente.

É necessário acompanhar também a maneira como eles circulam.

Plataformas entram no centro da preocupação

O ambiente digital ocupa uma posição estratégica nessa disputa porque poucas empresas controlam uma parcela enorme da circulação de informação política no Brasil.

Google, Meta, X, TikTok e outras plataformas possuem sistemas algorítmicos capazes de ampliar ou reduzir dramaticamente a visibilidade de determinados conteúdos.

Isso não significa que essas empresas estejam participando de uma operação eleitoral.

Significa que qualquer estratégia de influência em larga escala precisa considerar a infraestrutura privada por onde circula a maior parte do debate público digital.

É por isso que autoridades brasileiras e europeias vêm aumentando a cooperação sobre integridade informacional.

A questão deixou de ser simplesmente remover uma notícia falsa.

É preciso detectar comportamentos coordenados, redes artificiais, impulsionamentos, campanhas transnacionais e alterações abruptas na circulação de determinadas narrativas.

Nas últimas horas antes de uma eleição, a velocidade se torna um problema adicional.

Uma mentira publicada no sábado pode alcançar milhões de pessoas antes que qualquer checagem consiga neutralizá-la.

Há antecedentes concretos de tensão com Washington

A preocupação brasileira também precisa ser entendida à luz dos acontecimentos dos últimos meses.

Em julho, o Brasil recusou vistos a dois funcionários do governo Trump que, segundo autoridades brasileiras ouvidas pela Reuters, pretendiam vir ao país para questionar a integridade do sistema eleitoral. As fontes brasileiras interpretaram a iniciativa como tentativa de influenciar a eleição.

O Departamento de Estado americano possui sua própria posição e já negou tentativas de interferência.

Também houve sanções, disputas comerciais, divergências relacionadas ao STF e confrontos diplomáticos entre Brasília e Washington.

Mais recentemente, surgiram informações sobre recursos americanos destinados a iniciativas relacionadas ao debate sobre liberdade de expressão e decisões do Judiciário brasileiro.

Cada episódio possui características próprias e precisa ser analisado separadamente.

Mas é o conjunto que levou a Abin a elevar seu nível de preocupação.

Monitorar não significa antecipar uma conclusão

Esse princípio precisa orientar as próximas 48 horas.

O Brasil tem razões institucionais para monitorar possíveis interferências externas.

Existem documentos, decisões diplomáticas e acontecimentos concretos que justificam vigilância.

Isso não autoriza transformar qualquer movimento americano em prova de uma operação clandestina.

A função da inteligência é justamente trabalhar antes da certeza.

Identificar padrões.

Cruzar informações.

Mapear atores.

Construir cenários.

E alertar autoridades quando um determinado conjunto de sinais ultrapassa um nível considerado aceitável de risco.

A função da Polícia Federal é outra: transformar suspeitas investigáveis em evidências ou descartá-las.

As duas instituições trabalham em dimensões complementares.

E neste momento ambas estão mobilizadas.

As próximas horas são as mais sensíveis

O primeiro turno acontece neste domingo.

Até lá, cada acontecimento precisa ser observado também pelo efeito que pode produzir sobre o ambiente eleitoral.

Um ataque cibernético.

Uma declaração de autoridade estrangeira.

Um vazamento.

Uma campanha coordenada.

Uma falsa denúncia sobre urnas.

Uma movimentação incomum nas plataformas.

Uma alegação de violência.

Uma nova medida diplomática.

Nenhum desses acontecimentos provaria sozinho uma operação de interferência.

Mas todos podem funcionar como elementos de um processo maior se aparecerem de maneira coordenada.

É justamente essa possibilidade que torna necessário o monitoramento contínuo.

O Estado brasileiro não pode esperar uma crise acontecer para começar a observá-la.

Soberania significa deixar o eleitor decidir

Há um princípio democrático elementar por trás de toda essa mobilização.

A eleição brasileira pertence aos brasileiros.

Isso vale independentemente de quem vença.

A defesa contra interferência estrangeira não pode ser confundida com defesa de um candidato específico. Se qualquer potência tentar manipular o ambiente político para beneficiar Lula, Flávio Bolsonaro ou qualquer outro concorrente, estará interferindo numa decisão que pertence exclusivamente ao eleitorado brasileiro.

Esse princípio também foi defendido recentemente pela Academia Brasileira de Ciências e pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. As entidades alertaram que nenhum governo estrangeiro, poder econômico ou ator externo deve procurar condicionar a decisão dos brasileiros por meio de pressões políticas, econômicas ou manipulação do ambiente informacional.

A soberania democrática não consiste em garantir determinado resultado.

Consiste em garantir que o resultado seja brasileiro.

É essa a responsabilidade colocada agora diante da Polícia Federal, da Abin, do TSE e das demais instituições.

Nas próximas horas, rumores surgirão. Alertas poderão aparecer. Narrativas serão lançadas nas redes. A tensão provavelmente aumentará à medida que o país se aproximar da abertura das urnas.

O trabalho institucional precisa seguir outra velocidade.

Observar.

Cruzar.

Investigar.

Documentar.

E distinguir ameaça real de ruído.

A menos de 48 horas da votação, o Brasil entrou na fase mais sensível de uma eleição acompanhada de perto por potências estrangeiras e atravessada por uma disputa informacional que ultrapassa suas fronteiras.

A Polícia Federal e a Abin estão olhando para esse cenário.

Não porque exista prova de que todos os movimentos observados façam parte de uma única operação.

Mas porque existem sinais suficientes para que o Estado brasileiro considere irresponsável não olhar.

A urna pertence ao Brasil. E proteger a eleição significa garantir que, quando ela for aberta no domingo, a decisão que sair dali tenha sido tomada pelos brasileiros.

Artigo Anterior

Lula reúne militância em ato em BH

Próximo Artigo

Presidente do PT condena fechamento de embaixada e aponta ingerência dos EUA

Escrever um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!