A chegada de uma frente fria, prevista para o próximo domingo (9) ou segunda-feira (10), pode provocar chuvas intensas, quedas de raio e rajadas de vento de até 80 km/h em diversos municípios do Estado de São Paulo. 

De acordo com a Defesa Civil estadual, as áreas com maior risco de chuvas intensas são a Região Metropolitana, Baixada Santista, Vale do Paraíba, Vale do Ribeira, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte. 

Os municípios de Itapeva, Campinas, Sorocaba, Presidente Prudente e Marília também estão em zonas de atenção. 

Bauru, Araraquara, Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos, Franca e Ribeirão Preto também estão em áreas de alerta, mas com risco moderado. 

Diante do risco de alagamentos, raios, quedas de árvores, entre outros, a Defesa Civil recomenda atenção às notificações enviadas nos celulares dos cidadãos. “E que os municípios deem uma atenção maior nas ações de prevenção e proteção do cidadão”, afirmou o diretor do núcleo de situação de Anormalidade da Defesa Civil, Capitão PM Rodrigo Fiorentini. 

Antes da frente fria, mais calor

A Defesa Civil alerta ainda para o fato de que, antes da frente fria, os paulistas devem enfrentar um calor ainda mais extremo que os registrados nos últimos dias já no próximo domingo, quando os termômetros podem superar os 37°.

É justamente este calor extremo que precede a chegada da frente fria entre domingo e segunda-feira (10).  Assim, o órgão recomenda que a população se mantenha hidratada e evite exposição ao sol nos horários mais quentes do dia. Crianças e idosos, população mais vulnerável às ondas de calor, também precisam de cuidados redobrados.

LEIA TAMBÉM:

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 07/03/2025