Nas últimas semanas, a França viu a extrema-direita avançar ao elegerem os políticos do Parlamento Europeu e no primeiro turno das eleições legislativas internas. No entanto, a esquerda conseguiu se unir e contra-atacar a tempo de conquistar a liderança por meio da Nova Frente Popular (NFP).
Ao fim do pleito, eleitores de esquerda fizeram a festa em locais públicos, com pessoas brancas, pretas e de etnia árabes reunidas. Um dos principais pontos de encontro foi a Praça da Batalha de Stalingrado em Paris, onde atmosfera comemorativa tomou conta quando o telão exibiu a projeção de que a NFP poderia conquistar até 192 cadeiras no parlamento.
Quem não contava com essa reviravolta, certamente, era a extrema-direita que, desde o último domingo (7), está viralizando em diversos vídeos que circulam nas redes sociais com a frustração estampada em cada rosto de quem já segurava uma taça para brindar em eventos fechados.
Foule massive sur la Place de la République pour célébrer la victoire du Nouveau Front Populaire.#ElectionsLegislatives2024 #legislatives2024 pic.twitter.com/pk6yURg0V6
— Luc Auffret (@LucAuffret) July 7, 2024
As comemorações também se estenderam à Praça da República, outra importante localidade na capital francesa. Para alcançar a maioria na Assembleia Nacional, são necessários 289 assentos. As urnas fecharam às 20h (15h no horário de Brasília) deste domingo, marcando o fim de uma eleição decisiva para o futuro político da França.
Segundo a estimativa Ipsos, NFP elegeu entre 172 e 192 deputados, superando o campo do presidente Emmanuel Macron, Juntos pela República, que obteve entre 150 e 170 assentos.
O partido Reunião Nacional (RN), liderado por Marine Le Pen e Jordan Bardella, que estava à frente nas pesquisas, ficará com entre 132 e 152 cadeiras. Antes, esses blocos tinham, respectivamente, 150, 250 e 89 deputados.
Veja uma comparação abaixo:
Vídeo mostra reação dos franceses ao resultado das eleições legislativa #g1 #noticias pic.twitter.com/92aYtpuEtr
— g1 (@g1) July 8, 2024
Soirée électorale du RN au bois de Vincennes : des militants à la mine déconfite qui s’attendaient à tout sauf à la gauche en tête @LCI @TF1Info pic.twitter.com/Q9nIQrdGhx
— Alison Tassin (@AlisonTassin) July 7, 2024
Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link