Com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governo federal realiza nesta terça-feira (11), às 9h, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, que ocorrerá até a próxima quinta-feira (13).
Lula fará um balanço dos dois anos do seu governo, reforçará o diálogo com os prefeitos e anunciará novas políticas públicas voltadas aos municípios.
A Secretaria de Relações Institucionais (SRI), que coordenadora o evento, diz que o encontro servirá para fortalecer o diálogo federativo e incentivar a cooperação entre os municípios e o governo federal.
De acordo com o ministro-chefe da SRI, Alexandre Padilha, já houve encontros de transição em todos os estados, onde o governo apresentou programas e ações à disposição das prefeituras.
Leia mais: Lula anuncia aos prefeitos renegociação de dívidas e construção de moradias
“Queremos ampliar os investimentos, dar continuidade ao trabalho já em andamento e celebrar novas frentes de investimentos municipais”, diz Padilha.
Também participam da organização do evento a Associação Brasileira de Municípios (ABM), com apoio da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e Frente Nacional de Prefeitos (FNP).
Além dos ministérios, diversos órgãos como FNDE, Ibama, SPU, Iphan, Receita Federal, Serpro, Sebrae, Correios, Caixa, Banco do Brasil e BNDES farão atendimentos aos prefeitos e prefeitas.
“Cuidar de uma cidade é um desafio gigante e sabemos que é preciso avançar na orientação e na capacitação dos gestores locais. Os participantes terão acesso a todos os programas do governo federal, e poderão escolher o que é mais urgente e prioritário para sua cidade (…) Queremos, com apoio dos municípios, identificar onde é necessário investir. Nossa prioridade é a população e suas demandas”, afirma o ministro.
O encontro terá seis eixos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). São eles: Boa Governança, Sistemas Informatizados e Serviços; Programa e Ações do Governo Federal; Governança Climática; Assistência Técnica – Transferências Governamentais; Lideranças Femininas; e Pacto Federativo Brasileiro.
Serão mais de 170 atividades simultâneas distribuídas nos auditórios e salas do Centro de Convenções, envolvendo todos os ministérios e órgão públicos que têm ações nos municípios. Todas elas compostas de diretrizes federais e informações sobre os programas e recursos disponíveis, além de orientações técnicas, administrativas e financeiras.
O enfrentamento das questões climáticas e eventos extremos e a aproximação institucional das prefeituras com ministérios e órgãos governamentais também integram as finalidades do encontro voltado a fortalecer o pacto federativo e a gestão municipal.