Os analistas do mercado financeiro elevaram a expectativa de inflação, segundo a edição desta segunda-feira 10 do Boletim Focus, organizado pelo Banco Central. A expectativa média para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ao fim deste ano é de 5,58%.
Esta é a 17ª semana consecutiva de alta na expectativa de inflação, segundo o Boletim Focus, divulgado todas as segundas. Há uma semana, a expectativa era de 5,51% – e, há um mês, de 5%.
Ainda de acordo com o boletim, os analistas esperam que o Produto Interno Bruto (PIB) tenha um crescimento de 2,03% neste ano. O levantamento anterior apontava expectativa de alta de 2,06%.
Os analistas ouvidos pelo BC mantiveram a expectativa para o câmbio: estimam que o dólar esteja cotado a 6 reais no fim deste ano. Também foi mantida a expectativa para taxa básica de juros, a Selic, que, para o mercado, terminará o ano em 15%.
O Boletim Focus é publicado semanalmente pelo BC, e conta com estimativas apontadas por executivos de cerca e 120 bancos e outras instituições. “As projeções são do mercado, não do BC”, destaca a autoridade monetária.