Nossa Senhora vira alvo nas redes evangélicas

A imagem de Nossa Senhora Aparecida tornou-se objeto de disputa eleitoral nas redes sociais evangélicas durante a reta final do primeiro turno das eleições. De um lado, perfis ligados à direita defenderam Flávio Bolsonaro (PL) diante da controvérsia sobre o título de padroeira do Brasil. De outro, conteúdos associados à esquerda denunciaram a instrumentalização política de símbolos religiosos.

O movimento é apontado como um dos principais destaques da nona edição do relatório “Narrativas Evangélicas e Contexto Eleitoral”, produzido pela Casa Galileia e pelo Instituto Democracia em Xeque. O levantamento analisou publicações realizadas entre 14 e 27 de setembro de 2026 e monitora as relações entre religião e política no ecossistema evangélico.

A publicação de Flávio Bolsonaro negando a intenção de retirar de Nossa Senhora Aparecida o título de padroeira do Brasil registrou 857.402 interações, segundo o relatório. Portais evangélicos repercutiram a negativa e a retratação da GloboNews. O deputado Sóstenes Cavalcante compartilhou o conteúdo afirmando que a emissora teria pedido desculpas por uma “fake news com evangélicos”.

O relatório registra ainda conteúdos que apresentaram a controvérsia como uma tentativa de afastar eleitores católicos de Flávio. O perfil Assembleianos de Valor Oficial afirmou que a informação buscaria fazer religiosos acreditarem que o candidato atacaria o catolicismo.

Religião entra na disputa por votos

A reação também ganhou dimensão institucional. Uma carta do Conselho Interdenominacional dos Ministros Evangélicos do Brasil (CIMEB), assinada por lideranças como Silas Malafaia, Cláudio Duarte, Téo Hayashi e Robson Rodovalho, acusou Lula e seus seguidores de utilizarem informações falsas para promover uma “guerra religiosa entre católicos e evangélicos”.

No campo da esquerda evangélica, o episódio foi apresentado de outra maneira. O perfil Evangélicos com Lula classificou a controvérsia como exemplo de instrumentalização política da religião e defendeu a mobilização conjunta de católicos e evangélicos. Outros conteúdos recuperaram críticas anteriores de lideranças da direita a símbolos católicos.

O deputado André Janones também entrou na disputa narrativa ao lembrar a relação histórica entre a Igreja Católica e a formação do PT e mencionar o episódio conhecido como “chute na santa”. Uma publicação sobre a controvérsia envolvendo o título de padroeira reuniu 161,7 mil interações, segundo o relatório.

Para os pesquisadores, o episódio mostra como um símbolo católico passou a funcionar como elemento de uma disputa eleitoral dentro de redes predominantemente evangélicas. A análise também reforça que o chamado “voto evangélico” não constitui um bloco homogêneo.

Master e bets ampliam polarização

A disputa sobre religião aparece associada a outros temas que mobilizaram as redes evangélicas na quinzena. O caso Banco Master e suas relações com a Igreja Batista da Lagoinha provocou reações de lideranças da direita e compartilhamentos no campo evangélico de esquerda.

O relatório registra críticas de Marco Feliciano e de outros influenciadores a Fábio Porchat, autor do vídeo “Grandes Igrejas, Master Negócios”. Na esquerda, Henrique Vieira e o perfil Evangélicos com Lula estimularam a circulação do conteúdo.

Outro eixo foi o caso Master no Supremo Tribunal Federal. Segundo a pesquisa, os três vídeos de Nikolas Ferreira sobre o tema ficaram entre os conteúdos de maior alcance das lideranças políticas monitoradas. O relatório afirma que as publicações associaram ministros do STF, Lula, Lulinha e Daniel Vorcaro por meio de conexões que, segundo os pesquisadores, não estavam claramente demonstradas, criando um enquadramento considerado propício à desinformação.

Nikolas também utilizou o debate sobre apostas esportivas como argumento eleitoral. Um vídeo com cerca de 1,4 milhão de interações apresentou Lula como “pai das Bets” e, segundo o relatório, confundiu a regulamentação de uma atividade já existente com sua criação ou autorização pelo governo.

Na esquerda evangélica, a mobilização eleitoral também se intensificou. A Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito formalizou apoio a Lula no primeiro turno e publicou conteúdo questionando a existência de um “voto evangélico” homogêneo, que alcançou 277 mil interações.

O monitoramento destaca que, na reta final da campanha, direita e esquerda passaram a disputar de forma mais direta o significado político da fé nas redes. A religião, nesse ambiente, deixa de aparecer apenas como identidade de grupos e passa a ser mobilizada na interpretação de símbolos, instituições, conflitos políticos e escolhas eleitorais.

Artigo Anterior

Duas novas regras para criptomoedas entram em vigor 

Próximo Artigo

Proibida no Brasil, Polymarket dá Flávio favorito apesar de empate nas pesquisas

Escrever um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!