A Vale anunciou, nesta segunda-feira 26, Gustavo Pimenta como próximo presidente da empresa. O executivo foi eleito pelo Conselho de Administração, de forma unânime. Ele atua desde 2021 como vice-presidente executivo de Finanças e Relações com Investidores da Vale.
“Ele reúne as competências necessárias para que possamos aspirar um novo ciclo virtuoso para a companhia, orientado por nosso propósito, e com grande potencial de geração de valor a todos os nossos públicos de relacionamento”, disse o presidente do Conselho de Administração, Daniel Stieler.
Desde que ficou decidida a saída do atual presidente da Vale, Eduardo Bartolomeo, a empresa tentava encontrar um sucessor. Isso levou o Conselho da mineradora a estender o contrato do atual presidente, que estava previsto para encerrar em maio, até dezembro.
A saída de Bartolomeo do controle da mineradora era desejo do governo federal, que tentou emplacar o ex-ministro Guido Mantega para o cargo, mas recuou após repercussões.
Desde o início desse processo de escolha de novo presidente, o conselho da Vale já perdeu dois integrantes, José Luciano Penido e Vera Marie Inkster. Penido chegou a afirmar que a empresa sofre de uma “nefasta influência política”.