O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite. Foto: Governo do Estado de São Paulo/Divulgação

A defesa de parte dos policiais militares afastados após um homem ser jogado do alto de uma ponta acusa o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, de abuso de autoridade. O caso ocorreu nesta segunda (2) na Cidade Ademar, zona sul de São Paulo.

“O que posso dizer é que a defesa não concorda com posicionamentos precipitados nas redes sociais, isso pode configurar o crime do artigo 38 da Lei de Abuso de Autoridade”, afirmou o advogado João Carlos Campanini ao Metrópoles.

Tarcísio e Derrite comentaram o caso nas redes sociais nesta terça (3) e o trecho citado pelo advogado prevê punição a quem “antecipar o responsável pelas investigações, por meio de comunicação, inclusive rede social, atribuição de culpa, antes de concluídas as apurações e formalizada a acusação”.

Ele não especificou quantos PMs está defendendo no caso e disse representar “a maioria dos investigados”. No total, 13 agentes foram afastados pela Corregedoria da Polícia Militar por envolvimento direto ou indireto no caso.

PM joga homem do alto de uma ponte na Cidade Ademar, na zona sul de São Paulo. Foto: Reprodução

Em post nas redes, Tarcísio afirmou que os militares envolvidos com o episódio “não estão à altura de usar essa farda” e prometeu que os PMs serão “investigados e rigorosamente punidos”. Derrite afirmou que o caso “mancha” o legado da corporação São Paulo e prometeu “severa punição aos envolvidos”.

A PM instaurou um inquérito para apurar os casos e o procurador-geral da Justiça do Estado de São Paulo, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, afirmou que as imagens do caso são “estarrecedoras” e “absolutamente inadmissíveis”.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 03/12/2024