Um estudo do Ipec revela que a maioria dos brasileiros apoiam o aborto legal em três situações previstas na legislação nacional: em caso de estupro (58%), de gravidez com risco de vida à mulher (62%) e quando o feto não tem chance de sobreviver (67%).
De acordo com o estudo, 70% dos brasileiros com mais de 16 anos são a favor da criminalização do aborto. Entre os entrevistados, o percentual de pessoas contra o aborto legal varia entre 25% e 33%.
20% são a favor da descriminalização do aborto, 6% são indiferentes e 4% não quiseram responder. Embora a maioria se posicione contra a legalização, a proposta de lei controversa não recebeu apoio popular.
O Ipec realizou este estudo após a tramitação do projeto de lei que equipara o aborto ao homicídio. Durante a pesquisa, o instituto constatou que 67% da população estava ciente do debate e que 56% são contra o projeto.
A pesquisa foi realizada em 129 cidades entre os dias 4 e 8 de julho, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.