Uemerson Florêncio*
A reputação é um fator crucial que pode construir ou destruir a carreira de qualquer indivíduo. Ela é o resultado das escolhas e atitudes que tomamos ao longo do tempo e pode ser positiva ou negativa. Ela está ligada à nossa história, aos fatos que compõem essa história e à imagem que as pessoas têm de nós. Dessa forma, é fundamental refletir sobre como nos vemos hoje e quais são os valores que defendemos e vivemos.
– Como você se enxerga hoje? É importante avaliar as crenças e princípios de vida que defendemos e vivemos. Qual é a lista de valores que você defende e vive em sua rotina? Você consegue fazer uma lista? Agora, me responda: Nessa lista, você se surpreende ou se decepciona?
– Quem é você quando ninguém o vê? Quais são os seus comportamentos ou atitudes quando não há olhares sobre você?
– Quem é você perante as pessoas? Quando você está perante a opinião pública, você se sente autossuficiente ou imbatível? Ou, perante eles, você faz o que quer sem ligar para a opinião deles?
Nas campanhas eleitorais, muitas máscaras são levantadas para impressionar os eleitores. Mas, será que essas máscaras não caem quando se acessam arquivos da vida de certos candidatos ou quando são flagrados em atos questionáveis ou delituosos? A reputação marca a vida de homens e mulheres em uma sociedade atenta e vigilante.
As vezes, apenas o simples se aliar a uma certa personalidade ou um grupo político partidário já pode ser o suficiente para desqualificar parte da sua história de vida e perder eleitores significativamente. Quando casos como esse você assistiu ou ouviu pelos veículos de comunicação?
A partir disso, podemos ter uma crise de imagem instalada na campanha. Mas, o que é uma crise de imagem? É o que se escapa do esperado, previsível e planejado. É quando surge um conflito, uma divergência ou uma não conformidade quanto ao cumprimento de certos protocolos a serem executados ou esperado por um determinado grupo de pessoas.
Podemos também dizer que uma crise numa campanha eleitoral municipal é algo crítico, uma vez que os candidatos têm suas vidas muito mais notadas e conhecidas do que os candidatos ao Governo do Estado e a presidência da República. Quase todos se conhecem, às vezes até de infância, de acordo com o porte da cidade.
Assim, reforço que a crise de imagem pode ser vista também como o comprometimento de uma rota a ser seguida e que teve uma afetação negativa, contrária ao esperado. Algo que gera ruptura em diversos níveis, cuja solução não ocorre no mesmo tempo em que o fato crítico acontece ou ocorreu.
*Uemerson Florêncio (Brasileiro) é Empreendedor. Treinador, palestrante e correspondente internacional de opinião para 5 países de língua portuguesa na África, 7 países de língua espanhola e Estados Unidos, onde expõe sobre a análise da linguagem corporal, gestão da imagem, reputação e crises. Criador do método pentágono da comunicação. Gestor de conteúdo do site da empresa Conceito Treinamentos no Brasil.
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