O ministro das Cidades, Jader Filho, participou do programa “Bom Dia, Ministro”, nesta quarta-feira (12), e revelou que o governo federal irá abrir seleção para contratar novas 100 mil unidades habitacionais pelo programa Minha Casa, Minha Vida. Estas novas unidades serão selecionadas via Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
“Devemos fazer mais de 100 mil novas unidades em uma seleção do Minha Casa, Minha Vida […] vamos fazer algumas alterações, melhorar, verificar aquilo que não deu certo, porque algumas obras da seleção anterior atrasaram, fazer uma atualização da maneira que vamos fazer essa seleção para elas acontecerem de uma maneira mais rápida. Porque quem mora de aluguel tem pressa, quem mora em área de risco tem pressa”, disse Jader.
Leia mais: Lula pede a prefeitos e prefeitas união nacional para desenvolver o país
O ministro ainda falou que estados e municípios que tiverem projetos de construção avançados terão prioridade, assim como está mantido o critério para estas novas unidades estarem próximas a equipamentos urbanos como escolas, postos de saúde e onde se localizam os empregos na cidade, ou seja, mais próximos dos centros urbanos.
Nestas novas seleções, que o ministro e sua equipe irão detalhar durante o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, que acontece em Brasília, serão anunciadas novas rodadas para projetos de contenção de encostas, macrodrenagem e abastecimento de água rural.
“Faremos também uma seleção, com os governos de estado, na questão da prevenção, naquelas regiões onde a gente tem sofrido tanto com a seca. Uma seleção de abastecimento de água rural”.