Em sessão realizada neste sábado (1º/2) para escolha da nova Mesa Diretora da Câmara, o deputado federal Carlos Veras (PT-PE) foi eleito, com 427 votos, primeiro-secretário. A Primeira-Secretaria é responsável pelos serviços administrativos e de pessoal da Câmara. O novo presidente do Legislativo é o deputado Hugo Mota (Republicanos/PB), que vai comandar os trabalhos legislativos no biênio 2025-2026.
“Agradeço aos deputados e deputadas pela confiança no meu trabalho, que será sempre pautado pelo respeito, pela responsabilidade e pelo compromisso. Estamos juntos, vamos construir uma Câmara mais forte na defesa da democracia, dos direitos da classe trabalhadora e da reconstrução do Brasil”, afirmou Veras.
O parlamentar também destacou seu respeito pela instituição e pelos colegas. “Como primeiro-secretário, reafirmo meu respeito pela Câmara, pelos colegas parlamentares e pelo papel essencial que ela desempenha para o País. Estou comprometido em realizar um trabalho que respeite a diversidade de ideias e priorize sempre o diálogo com parlamentares, servidores, imprensa e sociedade civil”, reiterou.
Na segunda-feira (3), o Congresso Nacional realiza sessão conjunta, às 15h, que marcará o início da nova sessão legislativa.
Quem é Carlos Veras
Agricultor familiar e sindicalista, Carlos Veras, 39 anos, é pernambucano, da cidade de Tabira, no sertão do Pajeú. Está em segundo mandato como deputado federal e tem como principais bandeiras a defesa das trabalhadoras e dos trabalhadores dos setores público e privado, os direitos humanos, a agricultura familiar, os serviços públicos essenciais, o fortalecimento do estado de Pernambuco e a soberania nacional. Conduz um mandato popular a serviço da classe trabalhadora.
Composição da nova Mesa Diretora:
Presidente: Hugo Motta (Republicanos-PB)
1º Vice-Presidente: Altineu Côrtes (PL-RJ)
2º Vice-Presidente: Elmar Nascimento (União-BA)
1ª Secretária: Carlos Veras (PT-PE)
2º Secretário: Lula da Fonte (PP-PE)
3º Secretário: Delegada Katarina (PSD-SE)
4º Secretário: Sérgio Sousa (MDB-PR)
Suplência
1º Antonio Carlos Rodrigues (PL-SP)
2º Paulo Foletto (PSB-ES) – Vaga cedida pelo PT
3º Victor Linhalis (PODE-ES)
4º Paulo Barbosa (PSDB-SP)
PT na Câmara