Defesa do Consumidor vai discutir qualidade dos combustíveis, serviços bancários e superendividamento

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (20), três requerimentos de autoria do deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA), que também preside o colegiado. As propostas têm como objetivo ampliar o debate público sobre temas que impactam diretamente a vida da população, entre eles a qualidade dos combustíveis, os efeitos da digitalização dos serviços bancários e o superendividamento de servidores públicos.

O requerimento REQ 57/2025, trata da valorização das atividades públicas de acompanhamento e controle da qualidade dos combustíveis comercializados no Brasil. Já o REQ 60/2025 amplia a audiência sobre a digitalização dos serviços financeiros, com foco nos impactos do fechamento de agências bancárias para os consumidores, sobretudo em regiões mais afastadas do país. O terceiro requerimento REQ 61/2025 propõe debate sobre os empréstimos concedidos por instituições financeiras e os riscos de superendividamento entre servidores públicos.

De acordo com o presidente da CDC, o deputado Daniel Almeida, os temas aprovados são fundamentais para a defesa dos direitos da população. “Estamos lidando com questões do dia a dia do consumidor brasileiro, seja na hora de abastecer seu veículo, de acessar serviços bancários ou de buscar crédito. A Comissão tem esse papel de trazer transparência, discutir soluções e cobrar responsabilidade dos setores envolvidos”, afirmou.

Almeida reforçou ainda a importância da participação social e do controle público sobre essas pautas. “As audiências públicas abrem espaço para ouvir especialistas, entidades representativas e, principalmente, a sociedade civil. Nosso compromisso é assegurar que o consumidor não seja prejudicado e que as relações de consumo sejam mais equilibradas”, destacou.

Artigo Anterior

Em Plenária da FNU, presidente do Sintaema faz alerta sobre crise hídrica 

Próximo Artigo

Oposição assume comando da CPMI do INSS

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!