Boato – Vídeo mostra ministro da Defesa da Arábia Saudita fugindo da Embaixada da China após apresentação com fogos de artificio.

Análise

Sabemos que vídeos pitorescos são um prato cheio para informações falsas que apontam para histórias que nunca existiram. É o caso de hoje, que envolve o nome de um “ministro da Arábia Saudita”.

O vídeo que tem circulado em redes sociais mostra uma comitiva aparentemente fugindo às pressas, acompanhado por um texto que o associa a um incidente envolvendo fogos de artifício durante uma visita do ministro da defesa saudita à embaixada chinesa. O conteúdo sugere que o susto foi causado pela falta de aviso dos fogos em homenagem ao ministro. Leia a mensagem e veja o vídeo:

Traduzindo, o ministro da defesa Saudita visitou a embaixada Chinesa em Riade; e a embaixada Chinesa não os informou que haveria fogos de artifício em sua homenagem… Resultado :A melhor comédia estilo pastelão do Oriente Médio dos últimos tempos…

Checagem

Embora a narração do vídeo tenha ganhado popularidade devido ao seu tom cômico, ela não corresponde aos fatos.  Confira as respostas às principais questões: 1) O vídeo mostra uma visita do ministro da Arábia Saudita à embaixada da China? 2) Qual é a origem do vídeo? 3) Houve alguma tensão entre Arábia Saudita e China recentemente?

O vídeo mostra uma visita do ministro da Arábia Saudita à embaixada da China?

Não. O vídeo em questão não tem nenhuma relação com uma visita do ministro saudita à embaixada chinesa em Riad. Também ele não é de 2025 ou mesmo do final de 2024.

Qual é a origem do vídeo?

O vídeo é de uma exibição militar que aconteceu durante a Exposição de Defesa e Aviação do Golfo, realizada entre os dias 10 e 12 de janeiro de 2019 no Kuwait. Ele retrata uma simulação de proteção a uma pessoa importante em caso de tentativa de assassinato. Isso já foi confirmado por fontes como o Annahar (site de checagem do Líbano) e o Fact Crescendo (página de checagem da Índia). Veja o vídeo original:

Houve alguma tensão entre Arábia Saudita e China recentemente?

Não há registro de tensões significativas entre a Arábia Saudita e a China relacionadas a essa história ou qualquer outro incidente recente. Pelo contrário, ambos os países mantêm relações diplomáticas e comerciais estáveis.

Conclusão

O vídeo que circula como sendo de uma visita do ministro saudita à embaixada chinesa é, na verdade, de uma simulação militar no Kuwait em 2019. Não teve episódio cômico tampouco qualquer ameaça relacionada ao assunto.

Fake news ❌

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)

Categorized in:

Anti Fake News,

Last Update: 07/01/2025