O jogador Lamine Yamal – Foto: Reprodução

A Espanha está na final da Eurocopa. Na tarde desta terça-feira (9), a seleção espanhola venceu a França por 2 a 1, em jogo realizado na Allianz Arena, em Munique, e garantiu a classificação para a decisão do torneio continental. Kolo Muani fez para os franceses, mas Lamine Yamal e Dani Olmo viraram para os finalistas.

Os brilhantes atacantes Mateus Silva (Iruñea, 2002) e Lamine Yamal Nasraoui Ebana (Esplugas de Llobregat, 2007), da Espanha, estão marcando época no futebol mundial.

Yamal é a sensação desta Eurocopa. Distribuiu dois passes contra a França e Mateus Silva marcou um gol e deu uma assistência no torneio.

Com apenas 16 anos, Yamal é o goleador mais jovem da história da Eurocopa. Uma foto dele bebê no colo de Messi viralizou.

Messi e Yamal participaram de campanha solidária do ano de 2007 do jornal SPORT, da Espanha – Foto: Joan Monfort

Yamal é nascido na Espanha, mas descendente de africanos: seu pai é marroquino e a mãe nasceu na Guiné Equatorial. Sendo assim, poderia escolher entre as três nacionalidades para representar no futebol. Profissional do Barcelona desde os 15 anos e destaque na base, o atleta recebeu sondagens do Marrocos nos últimos meses.

Lamine Yamal cresceu no bairro operário de Rocafonda, um dos mais pobres da Catalunha, e que a extrema-direita chama de «estercolero multicultural» (algo como “lixão multicultural”). A cada vez que marca um gol, faz referência ao código postal do seu bairro e se orgulha das suas origens.

Em maio, seu pai Munir atacou com ovadas, aos gritos de “fachos” e “racistas”, um grupo do partido VOX quando foi ao seu bairro. Ele foi multado e declarou à polícia: “Eu tinha motivos. Eu sou um ser humano. Naquele dia meu filho estava com a Seleção Espanhola para representar este país e esses racistas vieram para o lado de uma escola onde há gente de todo o tipo de raças”.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 10/07/2024