O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou, nesta terça-feira 4, um pequeno vídeo vestindo o boné azul com a frase “O Brasil é dos brasileiros”, criado por seus ministros. O item tem sido usado por governistas como uma resposta ao bolsonarismo, que costuma desfilar com bonés com o slogan de Donald Trump.
A disputa ficou conhecida como “guerra dos bonés” e teve início no último final de semana, durante a abertura do ano legislativo. O ministro Alexandre Padilha, das Relações Institucionais, foi o responsável por levar os bonés azuis.
A ideia da frase que estampa o boné utilizado por Lula é do ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Sidônio Palmeira, que vem tentando criar uma nova identidade ao governo desde a crise envolvendo a enxurrada de notícias falsas sobre uma possível taxação do Pix.
“Pedi para o Sidônio pensar uma frase. Foi um sucesso”, afirmou Padilha.
A oposição respondeu à iniciativa do governo. Na última segunda-feira 3, por exemplo, parlamentares contrários ao governo circularam pelo Congresso com bonés que apresentavam a seguinte frase: “Comida barata novamente, Bolsonaro 2026″.