Boato – Miss Venezuela resolveu fazer um protesto contra Nicolás Maduro. Ela se sujou com uma tinta vermelha durante um evento e foi contida por seguranças.

Análise

No contexto da situação da Venezuela, tem circulado na internet um vídeo que tem deixado as pessoas agitadas. Nas imagens, uma mulher está diante uma festa de gala (com direito a tapete vermelho). Do seu vestido de festa, ela tira balões de tinta vermelha e se suja. Depois disso ela é contida por seguranças.

Junto ao vídeo, estão circulando mensagens que apontam que o protesto teria sido feito pela Miss Venezuela (não é dito o nome dela). No vídeo, há até um emoji de bandeira da Venezuela. Leia algumas das mensagens que circulam online e veja o vídeo:

Versão 1: Vejam o que a Miss Venezuela fez. Pela Mulher veio o Filho do Homem, Jesus Cristo, e agora pelo corajoso grito feminino vem a esperança de redenção de uma Nação. Maria Corina fez escola. Versão 2: Como acertar a fuça de um ditador sem encostar um dedo nele! Não me canso de aplaudir esta corajosa Miss Venezuela!

Checagem

O conteúdo foi muito compartilhado na internet e, claro, deixou as pessoas atiçadas. Porém, o vídeo nada tem contra a Venezuela. Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes perguntas: 1) Quem é a Miss Venezuela? 2) É verdade que a Miss Venezuela realizou um protesto contra Nicolás Maduro no vídeo em questão? 3) Qual é a origem do vídeo que está circulando na internet?

Quem é a Miss Venezuela?

A Venezuela é um país conhecido por ter misses que são fortes candidatas ao Miss Universo. A atual Miss Venezuela é Ileana Márquez. Ela foi escolhida no concurso de 2023 e vai representar o país no concurso global em 2024.

É verdade que a Miss Venezuela realizou um protesto contra Nicolás Maduro no vídeo em questão?

Ileana Márquez é morena e a mulher do vídeo tem a pele mais clara. Isso já nos faz desconfiar que se trata de uma informação falsa. Junte isso ao fato de que não há registros de que ela tenha feito protestos contra Nicolás Maduro ou mesmo se posicionado politicamente em suas redes sociais e temos quase certeza de que é uma fake news. Para terminar, a origem do vídeo entrega a farsa.

Qual é a origem do vídeo que está circulando na internet?

O vídeo é de um protesto, mas não tem relação direta com a Venezuela ou com Nicolás Maduro. Na realidade, o vídeo em questão foi gravado durante uma sessão da edição do Festival de Cinema de Cannes em 2023. Na ocasião, a influenciadora digital Ilona Chernobai colocou um vestido com as cores da Ucrânia e se cobriu de tinta vermelha em protesto contra a exibição do filme russo Acide.

Fake news ❌

Não é verdade que a Miss Venezuela tenha realizado um protesto contra Nicolás Maduro. O vídeo, na realidade, é de uma influenciadora ucraniana em protesto contra a Rússia e não temos registros de protestos de Ileana Márquez em relação ao assunto.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).

Categorizado em:

Anti Fake News,

Última Atualização: 15/08/2024