O deputado federal Paulo Bilynskyj (PL-SP) e os senadores Sergio Moro (União-PR), Damares Alves (Republicanos-DF) e Magno Malta (PL-ES). Foto: Reprodução

Uma comitiva de parlamentares viajou a Kiev, na Ucrânia, para participar de um evento com políticos da América Latina e do Caribe em meio à intensificação da guerra no país. O grupo é composto pelos senadores Sergio Moro (União-PR), Magno Malta (PL-ES) e Damares Alves (Republicanos-DF), além do deputado federal Paulo Bilynskyj (PL-SP).

A embaixada da Ucrânia em Brasília confirmou ao Metrópoles que a delegação brasileira vai participar da conferência “Ucrânia e os Países da América Latina e do Caribe: Cooperação para o Futuro”. Segundo o órgão, todos os parlamentares do Congresso Nacional foram convidados, mas só Moro e os três bolsonaristas aceitaram ir ao país.

Essa é a primeira visita oficial de parlamentares brasileiros ao país desde o início da relação bilateral entre os países, em 1992. Os senadores e o deputado devem se encontrar com o ex-jogador de futebol ucraniano Andriy Shevchenko, nomeado conselheiro do presidente Volodymyr Zelensky em setembro de 2023.

A conferência terá a presença de delegações de oitos países da América Latina e do Caribe e deve durar três dias, com visitas a infraestruturas civis e ao complexo industrial de defesa, encontros com soldados ucranianos feridos em combate e uma reunião com representantes de Direitos Humanos da Ucrânia.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. Foto: AFP

O embaixador ucraniano no Brasil, Andrii Melnyk, elogiou a iniciativa dos bolsonaristas e afirmou que os parlamentares poderão ver “com os próprios olhos o que está acontecendo” no país.

A visita dos parlamentares ocorre em meio a tensões entre o presidente Lula e Zelensky. Desde que assumiu o Palácio do Planalto, o petista vem defendendo discussões de paz e criticando as negociações do país com a Rússia, enquanto o mandatário ucraniano reclama de sua postura.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 29/11/2024