Lula parabeniza conservador Friedrich Merz por vitória em eleição na Alemanha

O presidente Lula (PT) parabenizou, nesta segunda-feira 24, o conservador Friedrich Merz pela vitória na eleição da Alemanha. O líder da aliança de direita será o novo primeiro-ministro do país após derrotar Olaf Scholz, social-democrata que buscava a reeleição.

“A Alemanha é um país amigo e parceiro crucial do Brasil na defesa da democracia e do multilateralismo, na promoção do desenvolvimento sustentável e proteção dos direitos humanos”, afirmou Lula em nota sobre a vitória de Merz.

O pleito, finalizado neste domingo, foi marcado também por um avanço da extrema-direita, representada pelo AfD. O partido ficou em segundo lugar na votação e busca cadeiras no novo governo. Merz, porém, indicou que não pretende dar espaço ao AfD na nova composição.

Lula não cita, na mensagem, o resultado do partido da extrema-direita, mas menciona que a votação ocorreu em um “momento de grande sensibilidade geopolítica e geoeconômica global”.

O presidente brasileiro disse estar confiante na manutenção da boa relação entre os países mesmo com a chegada de um governo mais conservador ao poder. “Estou convencido de que seguiremos trabalhando juntos para ampliar as convergências e complementaridades em prol de uma inserção internacional cada vez mais competitiva de ambos”, anotou.

Por fim, Lula anotou que espera que o país, agora governado pela direita, implemente o acordo Mercosul-UE e participe da COP-30, a conferência do Clima da ONU que será realizada em Belém, em novembro de 2025.

Artigo Anterior

Hamas paralisa todo diálogo com ‘Israel’ até que cumpram acordo

Próximo Artigo

China avança na independência de chips com DeepSeek e desafia Nvidia

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!