Falsa Notícia – Vídeo mostra momento em que segurança do rei orientou o presidente Lula sobre a posição para a foto oficial da reunião do G7, na Itália
Análise
Entre os dias 13 e 15 de junho, o presidente Lula participou da edição 2024 da reunião de Cúpula do G7, formada pelas sete maiores economias do mundo. Na ocasião, os presidentes discutiram sobre diversos temas de interesse internacional, como a guerra entre Ucrânia e Rússia.
Mas de acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou vergonha durante a reunião do G7, na Itália. Segundo a história, ele foi expulso por um segurança do rei durante a reunião do G7. Ainda segundo a história, um vídeo mostraria o momento exato da expulsão, após o presidente se “intrometer” na conversa entre o rei e outros líderes. Existem outras versões da história que apontam que Lula tentou roubar a carteira de um dos líderes do G7. Confira:
Versão 1: “VERGONHA. LULA SUBIU DE PENETRA E O SEGURANÇA DO REI MANDOU SE AFASTAR E DESCER O DEGRAU. VERGONHA. E, SAIU…”. Versão 2: “VEGONHA. SUBIU DE PENETRA E O SEGURANÇA DO REI MANDOU SE AFASTAR E DESCER O DEGRAU. Tentou roubar a carteira e tomou um baculejo do segurança”. Versão 3: “Vergonhoso. Esse ser das trevas só dá bola fora”. Versão 4: “Lula passa vergonha na Europa e é retirado pelo segurança do rei”. Versão 5: “TOMA VAGABUNDO! EXPULSO PELO SEGURANÇA DO REI !!!!”.
Lula passa vergonha na Europa e é retirado pelo segurança do rei. #politica #bolsonaro#LuladraoSeuLugarENaPrisao pic.twitter.com/tEIIaNLELG
— CONEXÃO MITO FOREVER (@MossadBrasil) June 18, 2024
Checagem
A partir desses detalhes, fomos atrás de mais informações e vamos te contar, em três etapas, os motivos para não acreditar nessa história: 1) Qual é o contexto do vídeo que está circulando na internet? 2) Lula foi expulso por um segurança do rei no vídeo? 3) Lula estava de penetra na reunião do G7?
Qual é o contexto do vídeo que está circulando na internet?
O vídeo foi gravado durante a realização da foto oficial da reunião de Cúpula do G7. O encontro ocorreu em Puglia, na Itália, no dia 14 de junho de 2024.
Lula foi expulso por um segurança do rei no vídeo?
Não. O homem que aparece no vídeo orientando o presidente Lula, na verdade, não era um segurança. O homem em questão é Ajay Banga, presidente do Banco Mundial. Ajay Banga, inclusive, aparece nas fotos oficiais da reunião de Cúpula do G7.
Na oportunidade, o presidente Lula foi orientado por Ajay Banga sobre a posição da foto oficial. O presidente do Banco Mundial estava mostrando onde o presidente deveria ficar posicionado para a foto.
Lula estava de penetra na reunião do G7?
Definitivamente não. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi convidado pela primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, para participar da reunião de Cúpula do G7. Como é possível ver nas imagens, ele participou, inclusive, da foto oficial.
Conclusão
Fake news ❌
O presidente Lula não foi expulso, por um segurança do rei, durante a reunião de Cúpula do G7, na Itália. O homem que aparece nas imagens é o presidente do Banco Mundial, Ajay Banga. Na ocasião, ele não estava expulsando Lula. Na verdade, Ajay Banga estava mostrando onde ele deveria ficar posicionado para a foto oficial do evento. Além disso, Lula foi convidado pela primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, para participar da reunião do G7.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).