Boato – Uma brasileira chamada Elma Maria ganhou um prêmio internacional por ter inventado uma bebida chamada kissangua.

Análise

Quem acha que a desinformação só circula no Brasil, temos uma “novidade”. Outros países lusófonos sofrem com fake news que, para os brasileiros, seriam elucidadas facilmente. É o caso de Angola (um cumprimento para os leitores angolanos do Boatos.org).

Tem circulado por lá que uma brasileira chamada Elma Maria (!) teria ganho um prêmio internacional por conta da invenção de uma bebida chamada Kissangua. Junto ao conteúdo, há uma foto da suposta Elma. Leia a mensagem que circula online:

COMO É QUE É, A KISSANGUA É BEBIDA BRASILEIRA ? Ainda não sei qual dos descarados roubos públicos devo mencionar primeiro: 1 O roubo da kissangua como bebida ‘descoberta’ por uma brasileira no Brasil. 2 Ou a reportagem sobre a luxuosa casa do nosso candidato a futuro presidente de Angola, Hegino Carneiro, para a televisão chinesa?!

A BRASILEIRA ELMA MARIA, CRIADORA DA KISSANGUA, FOI PREMIADA NOS EUA COM O PRÊMIO DOURADO DE BEBIDAS. BRAZILIAN KISSANGUA A BEBIDA BRASILEIRA JÁ É CONSIDERADA UM PATRIMÔNIO NACIONAL.

Originária de Curitiba, a jovem brasileira criou uma bebida à base de milho que cativou os jurados franceses com seu sabor distinto e refrescante. Elma Maria optou por nomear sua criação com o charmoso título de Kissangua

Checagem

O conteúdo circulou muito em Angola (até porque ninguém é obrigado a saber do contexto do Brasil) e gerou indignação (porque, na realidade, é uma bebida de Angola). Por isso, vamos realizar a checagem do conteúdo respondendo a algumas questões. São elas: 1) O que é a tal bebida kissangua? 2) É verdade que uma brasileira chamada Elma Maria ganhou um prêmio por causa da kissangua? 3) Qual é o contexto da foto da brasileira que está circulando na internet?

 O que é a tal bebida kissangua?

A kissangua é uma bebida tradicional africana, especialmente popular em países como Angola. É uma bebida fermentada feita a partir de milho, farinha de mandioca, ou outros cereais, e água. Em algumas variações, frutas como abacaxi ou gengibre podem ser adicionadas para dar sabor. A preparação envolve a fermentação natural dos ingredientes, o que resulta em uma bebida levemente alcoólica e refrescante.

É verdade que uma brasileira chamada Elma Maria ganhou um prêmio por causa da kissangua?

Não. A história foi uma invenção de algo para indignar os angolanos (por conta do “roubo de identidade” da kissangua) um trocadilho (que, sinceramente, não sabemos se funciona no português de Angola) e uma imagem de uma famosa.

Qual é o contexto da foto da brasileira que está circulando na internet?

A foto é da cantora brasileira Anitta. Ela foi tirada no Video Music Awards de 2023. Na ocasião, Anitta ganhou o prêmio de melhor videoclipe do ano. Obviamente, a premiação nada tem a ver com kissangua ou outras bebidas.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que uma brasileira chamada Elma Maria ganhou um prêmio conta da bebida kissangua. A imagem é de Anitta, não tem nada a ver com a história e o que temos é mais uma fake news que circula na web.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).

Categorized in:

Anti Fake News,

Last Update: 05/07/2024