Desde a madrugada deste domingo (19), os usuários do TikTok nos Estados Unidos receberam a mensagem de que o aplicativo de vídeos chinês está fora do ar, graças a uma lei federal que obriga a plataforma a vender sua operação no país.

A partir da meia-noite, milhares de usuários reportaram problemas para acessar a rede social, depois de se depararem com a mensagem de que o TikTok não está mais disponível.

Ainda que a determinação tenha partido da Suprema Corte dos EUA, existe a expectativa de que a plataforma volte ao ar nos próximos dias, uma vez que o presidente eleito Donald Trump sinalizou a intenção de adiar a proibição da rede social chinesa no país.

Assim como o TikTok, o CapCut e o Lemon8, também aplicativos chineses desenvolvidos pela ByteDance, tambéme estão fora do ar.

Entenda o caso

Em abril de 2024, uma lei sancionada pelo presidente Joe Biden e pelo Congresso norte-americano determina que o aplicativo chinês encontrasse um comprador para a operação do TikTok.

Entre as autoridades, há o receio de que a China pudesse espionar mais de 170 milhões de usuários estadunidenses a partir de informações coletadas no aplicativo.

A ByteDance negou as informações e não vendeu suas operações no país. Como consequência, o aplicativo foi bloqueado e não está mais disponível nas lojas de aplicativos até a decisão de Donald Trump, que assume a presidência na próxima segunda-feira (20).

LEIA TAMBÉM:

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 19/01/2025