O senador Ciro Nogueira (PP-PI) acredita que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pode obter uma anistia se conquistar a maioria no Senado em 2026.
“É possível discutir se Lula, Bolsonaro ou Tarcísio vão ganhar, mas que a direita terá uma ampla maioria no Senado a partir de 2026, isso é incerteza nenhuma”, disse o parlamentar ao UOL, na segunda-feira 15. “Bolsonaro vai eleger cerca de 38 a 41 senadores, somados aos 15 que já são aliados a ele. Imagine a força política de ter 54 senadores a partir de 2026.”
Ciro também afirmou que muitos senadores precisarão do apoio de Bolsonaro para se reeleger em 2026, uma condição que viabilizaria a aprovação da anistia.
“Só teríamos que reverter em torno de oito senadores para votar a anistia ao Bolsonaro. Esses oito senadores vão pensar duas vezes para votar a anistia a partir do próximo ano.”
O Tribunal Superior Eleitoral condenou Bolsonaro a oito anos de inelegibilidade em 2023, além de estar na mira de investigações em curso no Supremo Tribunal Federal e ter sido indiciado pela Polícia Federal nos casos de fraudes em cartões de vacina e joias sauditas.