Câmara Federal aprovou proposta de Mendonça Filho para reforma do Ensino Médio; agora, aguarda sanção presidencial

A Câmara aprovou, nesta terça-feira 9, o texto do relator do Ensino Médio, deputado Mendonça Filho (União-PE), para alterar a reforma da modalidade. O projeto segue para a sanção do presidente Lula (PT).

Mendonça apresentou um texto substitutivo ao aprovado no Senado, de autoria de Dorinha (União-TO), que recebeu críticas da oposição por ter revertido pontos supostamente pactuados.

Entre os principais pontos de discordância, o texto de Mendonça retirou a previsão de que a carga horária total do Ensino Médio pudesse aumentar para até 3.600 horas, de forma progressiva, prevendo a oferta da educação técnica e profissionalizante; retirou a trava de que 70% dos itinerários formativos fossem destinados à formação geral básica; suprimiu a obrigatoriedade da língua espanhola do currículo; e ainda considerou que o Enem deve se adaptar ao novo modelo e, portanto, a partir de 2027, passar a considerar para avaliação não só os conteúdos da base comum, mas também dos itinerários formativos.

No plenário, o relator defendeu ter preservado o acordo previamente feito na Câmara acerca da matéria. “No retorno do projeto à Câmara dos Deputados incorporamos 50% daquilo que foi novidade no Senado, mas preservamos a essência do acordo que foi celebrado aqui na Câmara.”

Durante a sessão, a bancada da Federação PT/PCdoB/PV votou a favor dos trechos que Mendonça Filho incorporou a partir do texto do Senado, uma posição seguida pela Federação PSOL/Rede e pelo PDT. Neste ponto, o placar foi de 437 votos a favor e apenas um contrário.

Na sequência, porém, houve confusão devido à votação simbólica (sem contagem nominal) dos pontos que o relator rejeitou na versão aprovada pelo Senado. Ao fim da sessão, alguns deputados de esquerda, que defendiam acolher as alterações promovidas pelos senadores, solicitaram o cancelamento da votação, mas o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), negou prontamente a demanda.

Artigo Anterior

Pesquisadores da Universidade de São Paulo desvendam segredos da longevidade de brasileiros centenários

Próximo Artigo

COB divulga vídeo com técnica secreta de Rebeca Andrade para os Jogos Olímpicos de Paris e gera polêmica

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!