O longa brasileiro Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, venceu nesta terça (11) quatro categorias no Gold Derby Film Awards, incluindo Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Atriz para Fernanda Torres. A premiação, organizada pelo site especializado Gold Derby, é considerada um dos principais termômetros para o Oscar e reforça o favoritismo do filme brasileiro na categoria de Melhor Filme Internacional da Academia.

A cerimônia do Oscar 2025 acontece no dia 2 de março, em Los Angeles, e a votação final dos membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas teve início na terça. Ainda Estou Aqui disputa três categorias: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz (Fernanda Torres).

Ao receber o prêmio de Melhor Atriz, Fernanda Torres dedicou a conquista à memória de Eunice Paiva, personagem que interpreta no filme. “Obrigada por me escolherem entre grandes atuações femininas neste ano. Esse pequeno filme tocou muitas pessoas. Eu quero dedicar esse prêmio a essa mulher incrível, Eunice Paiva, que eu tive a chance de interpretar”, declarou a atriz.

Disputa no Oscar e impacto do Gold Derby

A vitória no Gold Derby Film Awards impulsiona as chances de Ainda Estou Aqui no Oscar. O site norte-americano é conhecido por monitorar as probabilidades de vitória dos indicados à maior premiação do cinema e já previu resultados acertadamente em edições anteriores.

Segundo a revista Variety, o filme brasileiro desponta como favorito em Melhor Filme Internacional, principalmente após as polêmicas envolvendo Emilia Pérez, longa francês estrelado por Karla Sofía Gascón, que era apontado como forte concorrente.

Por outro lado, a Variety indica que Ainda Estou Aqui tem menos chances nas categorias de Melhor Filme, onde o favorito é Anora, e Melhor Atriz, em que Demi Moore (A Substância) é considerada a principal candidata.

História e reconhecimento internacional

O longa-metragem é baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva e acompanha a luta de Eunice Paiva para descobrir o paradeiro de seu marido, Rubens Paiva, desaparecido durante a ditadura militar no Brasil. O elenco também conta com Fernanda Montenegro, Selton Mello, Maeve Jinkings, Antonio Saboia, Humberto Carrão e Marjorie Estiano.

O filme estreou no Festival de Veneza 2024, onde venceu o prêmio de Melhor Roteiro, e desde então acumulou indicações e vitórias em diversos festivais internacionais.

Bilheteria global e impacto cultural

Desde sua estreia, Ainda Estou Aqui arrecadou US$ 38,5 milhões mundialmente, tornando-se um dos filmes brasileiros mais bem-sucedidos em bilheteria recente. Além do sucesso comercial, a produção se destacou pela recepção crítica e pelo impacto histórico ao abordar um período turbulento da história brasileira.

Com a votação final do Oscar em andamento, Ainda Estou Aqui segue como um dos destaques brasileiros na premiação, com chances reais de conquistar a estatueta de Melhor Filme Internacional e reforçar o cinema nacional no cenário global.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 12/02/2025