Nota de condolências pela morte de Sebastião Salgado

O mundo perdeu hoje um dos maiores fotógrafos de todos os tempos, Sebastião Salgado, mestre da fotografia cuja lente capturou não apenas imagens, mas a própria essência das lutas humanas e da beleza frágil do nosso planeta. A Bancada do PT lamenta profundamente a morte do fotógrafo mineiro que percorreu o mundo e registrou, em imagens em preto e branco, momentos marcantes da história humana e a beleza enorme de nossa casa comum, fascinante e frágil, que demanda cuidados de todos os povos.

Salgado, com sensibilidade e coragem, transformou sua arte em um poderoso instrumento de denúncia e esperança, revelando as desigualdades que dividem nossa sociedade e a urgência de proteger a Terra que nos abriga.

Foi um marco na fotografia nas últimas décadas, trazendo ao mundo as grandes causas ambientais e humanas de nosso tempo.

Com olhar sensível, registrou de forma marcante situações diversas que nos servem como base de reflexões profundas sobre os desafios que temos na preservação ambiental e também na superação dos problemas que afligem todos os povos. Soube eternizar momentos marcantes da história contemporânea, como a vida dos povos indígenas na Amazônia e a assombrosa realidade da mina de ouro de Serra Pelada, no Pará.

Vai além da fotografia sua passagem pelo planeta. Um dia disse: “Constatamos que o mundo está dividido em duas partes: de um lado a liberdade para aqueles que têm tudo, do outro a privação de tudo para aqueles que não têm nada.” Sua sensibilidade transcendeu fronteiras, inspirando milhões a refletir sobre justiça, dignidade e sustentabilidade.

O legado de Sebastião Salgado fica para todos os que têm compaixão e se empenham na construção de um mundo melhor.

Neste momento doloroso, manifestamos nossas mais sinceras condolências à família, aos amigos e a todos os que, como nós, foram tocados por seu trabalho. Que seu legado continue a guiar nossa busca por um mundo mais solidário e harmonioso. Descanse em paz, Sebastião Salgado. Tudo o que fez permanecerá vivo em cada imagem e em cada causa e coração que seu trabalho sensibilizou.

Brasília, 23 de maio de 2025

Lindbergh Farias, líder da Bancada do PT na Câmara

Artigo Anterior

ONU diz que conflito em Gaza passa por sua ‘fase mais cruel’

Próximo Artigo

A gafe de Gonet durante o depoimento de Aldo Rebelo ao STF: ‘Fiz cagada’

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!