O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump: republicano anuncia que Índia e Paquistão concordaram com um “cessar-fogo total e imediato”. Foto: Reprodução

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou, neste sábado (10), em sua plataforma Truth Social, que a Índia e o Paquistão concordaram com um “cessar-fogo total e imediato” após uma noite de negociações mediadas pelos EUA.

“Após uma longa noite de negociações mediadas pelos Estados Unidos, tenho o prazer de anunciar que a Índia e o Paquistão concordaram com um CESSAR-FOGO TOTAL E IMEDIATO”, escreveu Trump. “Parabéns a ambos os países por usarem o bom senso e a grande inteligência.”

Post de Trump em sua rede social sobre o “cessar-fogo total e imediato” entre Índia e Paquistão. Foto: Reprodução

Paquistão e Índia confirmam o cessar-fogo

O ministro das Relações Exteriores do Paquistão, Ishaq Dar, confirmou o anúncio de Trump, dizendo que ambos os países haviam concordado com um cessar-fogo “com efeito imediato.”

“O Paquistão sempre se esforçou pela paz e segurança na região, sem comprometer sua soberania e integridade territorial”, acrescentou Dar, em uma publicação no X.

O secretário de Relações Exteriores da Índia, Vikram Misri, também confirmou o acordo entre os dois países. O cessar-fogo entrou em vigor às 17h, horário local (8h30, horário de Brasília).

Durante uma coletiva de imprensa, Misri informou que o diretor-geral de Operações Militares (DGMO) do Paquistão conversou por telefone com seu homólogo indiano, acertando que ambos os países “cessariam todos os disparos e ações militares” a partir das 17h, horário padrão da Índia.

Reações dos EUA

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, elogiou a decisão da Índia e do Paquistão, afirmando que ambos os países demonstraram “prudência” ao concordar com o cessar-fogo após uma série de ataques mortais entre eles que os aproximaram de um conflito maior.

“Tenho o prazer de anunciar que os governos da Índia e do Paquistão concordaram com um cessar-fogo imediato e iniciaram negociações sobre um amplo conjunto de questões em um local neutro”, escreveu Rubio neste sábado no X. Mais cedo, Rubio conversou com os ministros das Relações Exteriores de ambos os países.

O vice-presidente dos EUA, JD Vance, que havia afirmado recentemente que o conflito entre a Índia e o Paquistão “não era da nossa conta”, também compartilhou a postagem de Trump no Truth Social anunciando o cessar-fogo.

Na última quinta-feira, em entrevista à Fox News, Vance disse: “O que podemos fazer é tentar encorajar essas pessoas a acalmarem um pouco, mas não vamos nos envolver no meio de uma guerra que fundamentalmente não é da nossa conta e não tem nada a ver com a capacidade dos Estados Unidos de controlá-la.”

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebookhttps://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threadshttps://www.threads.net/@dcm_on_line

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 10/05/2025