
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, ressaltou nesta sexta-feira (9) a contribuição do Brasil para a derrota da Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial. A declaração foi feita durante encontro com o presidente Lula, no Grande Palácio do Kremlin, em Moscou, como parte das celebrações pelo 80º aniversário da vitória soviética no conflito.
“O Dia da Vitória sempre terá um significado especial para nossos povos que lutaram contra o fascismo”, afirmou Putin. Ele lembrou que o Brasil integrou a coalizão anti-Hitler, com atuação decisiva nos combates na Itália, e ressaltou a importância da presença brasileira nas comemorações do 9 de Maio na capital russa.
Além das homenagens à Segunda Guerra, a reunião entre os dois presidentes também reforçou os laços bilaterais entre Brasil e Rússia. Putin afirmou que as relações entre os países estão em pleno desenvolvimento, com encontros de alto nível ocorrendo com frequência.

“O comércio bilateral está se desenvolvendo. Gostaria de observar que o Brasil é responsável por uma parte significativa do nosso volume de negócios com a América Latina e o Caribe”, destacou o líder russo. Segundo ele, a Rússia continua sendo a principal fornecedora de derivados de petróleo e fertilizantes minerais para o Brasil, enquanto o país sul-americano lidera as exportações de alimentos para o mercado russo.
Putin também enfatizou a cooperação internacional entre os dois países, especialmente em fóruns multilaterais como a ONU, o BRICS e o G20. Lula chegou à Rússia na última quarta-feira (7) para participar das comemorações oficiais pela vitória soviética na Segunda Guerra.
Durante a visita, além do encontro com Putin, o presidente brasileiro deve se reunir com o primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, estão previstos acordos bilaterais nas áreas de ciência e tecnologia a serem assinados durante a estadia de Lula em Moscou.
Confira o vídeo:
🇷🇺🇧🇷 Putin destaca papel do Brasil na luta contra nazi-fascismo
Brasil foi o único país latino-americano a enviar tropas para a guerra, desempenhando um papel crucial nas batalhas de Monte Castelo, Montese e na Rendição da 148ª Divisão Alemã.
▶️Leia: https://t.co/GO4BczyLbi pic.twitter.com/NBLQCMYlD6
— RT Brasil (@rtnoticias_br) May 9, 2025
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line