Cardeais reunidos
Cardeais reunidos no Vaticano. Foto: Reprodução

Em uma cerimônia marcada pela solenidade e expectativa, o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost aceitou oficialmente ser o novo papa da Igreja Católica, escolhendo o nome de Leão XIV. O anúncio aconteceu na noite desta quinta-feira, 8 de maio de 2025, durante a tradicional declaração “Habemus Papam” na Loggia da Basílica de São Pedro, em Roma.

O momento foi imortalizado em um vídeo que capturou a emoção de Prevost, que, aos 69 anos, se tornou o novo líder espiritual de mais de um bilhão de católicos em todo o mundo.

O pontificado de Leão XIV surge em um momento de grandes transformações para a Igreja. A escolha de Prevost, que até então ocupava funções importantes no Vaticano, vem como uma continuidade do estilo pastoral de seu predecessor, Papa Francisco, mantendo o foco na misericórdia, na justiça social e no diálogo com os desafios contemporâneos.

Durante o conclave, os cardeais buscaram uma liderança capaz de equilibrar tradição e inovação, o que ficou evidente na escolha do novo papa, que promete seguir com uma liderança de proximidade com os fiéis.

Agora, o Vaticano se prepara para o primeiro gesto público do novo pontífice, que deve ser a recitação do Angelus, tradicional oração dominical, no próximo domingo, 11 de maio.

Redes sociais do DCM:

Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 08/05/2025