
Os 133 cardeais que escolherão o sucessor do papa Francisco a partir desta quarta (7) receberam um dossiê favorável a candidatos conservadores. O documento, intitulado “Relatório do Colégio dos Cardeais”, tem um perfil dos cerca de 40 postulantes.
Segundo a CNN Brasil, o dossiê cita informações sobre suas posições em temas como bênçãos para pessoas do mesmo sexo, ordenação de diaconisas e ensinamentos da Igreja Católica sobre métodos contraceptivos, por exemplo.
O documento traz uma indicação para que os cardeais escolham um novo papa com ideias diferentes das de Francisco, que defendia pautas progressistas que irritavam conservadores. O dossiê está disponível na internet, mas foi entregue impresso aos religiosos, em formato de livro.
O documento foi promovido por dois jornalistas católicos, Edward Pentin (Reino Unido) e Diane Montagna (Estados Unidos). Eles costumam escrever para sites de notícias católicos tradicionalistas e conservadores. Segundo a agência Reuters, a americana tem feito a entrega aos cardeais.

O estudo foi compilado com a Sophia Institute Press, editora sediada em New Hampshire (EUA), e a Cardinalis, revista em Versalhes (França), que têm posições radicalmente “anti-Francisco”, críticas a um grupo de religiosos “modernistas e marxistas” e pró-conservadores.
Os cardeais têm permissão para levarem o que quiserem ao conclave, mas advogados do Vaticano dizem que o relatório não é imparcial e representa uma tentativa de influenciar os religiosos.
O documento descreve o cardeal Mario Grech, responsável por um processo de reforma na Igreja Católica, como “polêmico”, por exemplo. O americano Raymond Burke, um crítico de Francisco, por sua vez, é elogiado pelos jornalistas.
“Nossa abordagem é baseada em fatos e nos esforçamos para ser imparciais, oferecendo uma imagem o mais precisa possível do tipo de homem que um dia poderá substituir o Pescador [referência ao primeiro papa, São Pedro]”, alega o site do Relatório do Colégio dos Cardeais.
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line