O “dossiê pró-conservadores” recebido por cardeais do conclave

Capela Sistina foi preparada para receber o conclave. Foto: Divulgação/Vaticano

Os 133 cardeais que escolherão o sucessor do papa Francisco a partir desta quarta (7) receberam um dossiê favorável a candidatos conservadores. O documento, intitulado “Relatório do Colégio dos Cardeais”, tem um perfil dos cerca de 40 postulantes.

Segundo a CNN Brasil, o dossiê cita informações sobre suas posições em temas como bênçãos para pessoas do mesmo sexo, ordenação de diaconisas e ensinamentos da Igreja Católica sobre métodos contraceptivos, por exemplo.

O documento traz uma indicação para que os cardeais escolham um novo papa com ideias diferentes das de Francisco, que defendia pautas progressistas que irritavam conservadores. O dossiê está disponível na internet, mas foi entregue impresso aos religiosos, em formato de livro.

O documento foi promovido por dois jornalistas católicos, Edward Pentin (Reino Unido) e Diane Montagna (Estados Unidos). Eles costumam escrever para sites de notícias católicos tradicionalistas e conservadores. Segundo a agência Reuters, a americana tem feito a entrega aos cardeais.

Site do “Relatório do Colégio dos Cardeais”. Foto: Reprodução

O estudo foi compilado com a Sophia Institute Press, editora sediada em New Hampshire (EUA), e a Cardinalis, revista em Versalhes (França), que têm posições radicalmente “anti-Francisco”, críticas a um grupo de religiosos “modernistas e marxistas” e pró-conservadores.

Os cardeais têm permissão para levarem o que quiserem ao conclave, mas advogados do Vaticano dizem que o relatório não é imparcial e representa uma tentativa de influenciar os religiosos.

O documento descreve o cardeal Mario Grech, responsável por um processo de reforma na Igreja Católica, como “polêmico”, por exemplo. O americano Raymond Burke, um crítico de Francisco, por sua vez, é elogiado pelos jornalistas.

“Nossa abordagem é baseada em fatos e nos esforçamos para ser imparciais, oferecendo uma imagem o mais precisa possível do tipo de homem que um dia poderá substituir o Pescador [referência ao primeiro papa, São Pedro]”, alega o site do Relatório do Colégio dos Cardeais.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Artigo Anterior

Em seis anos, nenhum policial de São Paulo foi responsabilizado por abordagem violenta

Próximo Artigo

Suporte do BNDES gerou 2,3 milhões de empregos no Brasil somente em 2023

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!