
Em entrevista ao jornalista Tucker Carlson, Robert Kennedy Jr, atual Secretário de Saúde da gestão Donald Trump, afirmou que os EUA financiaram e incitaram o EuroMaidan. Esses protestos, ocorridos em 2014, causaram a derrubada de Viktor Yanukovytch, então presidente eleito da Ucrânia.
“Haviam esses protestos, o Euromaidan, a Primavera Ucraniana. Mas nem os jornais ou os nossos governantes disseram que os Estados Unidos financiaram esses protestos em 2014”, disse RFK Jr.
“A USAID (Agência norte-americana para Cooperação Internacional), uma ponta de lança da CIA, gastou US$ 5 bilhões para financiar e instigar esse levante na Ucrânia”, acrescentou Kennedy Jr.
Segundo ele, “os protestos levaram a um golpe de Estado contra um presidente democraticamente eleito – o primeiro líder eleito democraticamente naquele país”, enfatiza o hoje Secretário de Saúde do governo Trump.
ARREST Victoria Nuland. "USAID is a front for the CIA, which spent $5 billion in 2014 to foment a color revolution in Ukraine. Victoria Nuland chose a new government a month before the old one was overthrown…" — RFK Jr. pic.twitter.com/m3FMrZRwq0
— Ignorance, the root and stem of all evil (@ivan_8848) February 2, 2025
O depoimento de Kennedy Júnior fica ainda mais contundente. De acordo com ele, “Victoria Nuland, diplomata norte-americana e ex-subsecretária de Estado dos EUA, foi gravada em reunião com o embaixador dos EUA na Ucrânia, escolhendo os ministros de um futuro governo ucraniano pró-Ocidente”.
Carlson provoca RFK Jr, perguntando se isso é a democracia americana: “Quando Victoria Nuland escolhe seus ministros é algo democrático?”.
Kennedy Jr diz que a CIA não promove democracia, mas derruba governos, em vez disso. “Entre 1947 e 1997, a CIA ajudou a derrubar 83 governos mundo afora – e muitos deles foram eleitos. Isso não é democracia”.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line