O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste domingo (4) a imposição de uma tarifa de 100% sobre todos os filmes produzidos fora do país. A decisão, segundo ele, tem como objetivo proteger a indústria cinematográfica norte-americana.
Trump afirmou que ordenou ao Departamento de Comércio e ao Escritório do Representante Comercial dos EUA a implementação da medida. Em publicação na rede Truth Social, o republicano criticou o que chamou de “esforço conjunto” de outros países para atrair produções americanas por meio de incentivos.
“A indústria cinematográfica dos Estados Unidos está morrendo muito rapidamente. Outros países oferecem todo tipo de incentivo para atrair nossos cineastas e estúdios para fora do país. Hollywood e muitas outras áreas estão sendo devastadas”, escreveu.
O presidente ainda classificou a situação como uma ameaça à segurança nacional. “Este é um esforço conjunto de outras nações e, portanto, uma ameaça à Segurança Nacional”, declarou, sem fornecer detalhes sobre os critérios de aplicação das tarifas.