Redação
Nessa segunda-feira, 21/04, o Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) e o Dr. Basem Naim, ex-ministro da Saúde da Faixa de Gaza e membro da direção do Hamas, divulgaram nota à imprensa pelo falecimento do Papa Francisco.
Seguem as notas, na íntegra.
Movimento de Resistência Islâmica – Hamas
O Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) apresenta as suas mais profundas condolências e sinceros pêsames à Igreja Católica mundial e a todos os cristãos pelo falecimento do Papa Francisco, o Papa do Vaticano, que faleceu após uma vida dedicada à defesa dos valores humanos e religiosos.
O Papa Francisco era amplamente conhecido pela sua defesa inabalável do diálogo inter-religioso, pelos seus apelos à compreensão e à paz a nível mundial e pela sua posição firme contra o ódio e o racismo.
Opôs-se sistematicamente à agressão e à guerra e foi uma voz religiosa proeminente na denúncia de crimes de guerra e atos de genocídio, incluindo os cometidos contra o povo palestino na Faixa de Gaza.
Louvando grandemente as posições éticas e humanitárias do falecido Francisco, nós, no Movimento Hamas, reafirmamos a importância de esforços contínuos e da cooperação entre os portadores de mensagens divinas e as pessoas de consciência viva para enfrentar a injustiça e o colonialismo, e apoiar os princípios da justiça, da liberdade e dos direitos dos povos oprimidos em todo o mundo.
Movimento de Resistência Islâmica – Hamas
Dr. Basem Naim, membro da direção do Hamas em Gaza
”Hoje, o mundo lamenta o falecimento de uma figura religiosa proeminente a nível mundial, Sua Santidade o Papa Francisco, o Sumo Pontífice da Igreja Católica Romana, que dedicou o seu papado a fomentar o diálogo inter-religioso e a promover a paz em todo o mundo.
O Papa Francisco foi um firme defensor dos direitos legítimos do povo palestino, em especial na sua posição inabalável contra a guerra e os atos de genocídio perpetrados contra o nosso povo em Gaza nos últimos meses.
Sem dúvida, a perda de uma figura tão significativa e empenhada deixa um vazio profundo que será difícil de preencher.
Apresentamos as nossas mais profundas condolências à sua família, aos seus entes queridos e a todos os seus seguidores em todo o mundo.
Dr. Basem Naim
Membro da direção do Hamas em Gaza
Sexta-feira, 23 Shawal 1446 corresponde a 21 de abril de 2025”