PIB avança 0,9% em janeiro, 3 vezes o esperado, diz prévia do BC

Sede do Banco Central do Brasil, em Brasília: IBC-Br registrou crescimento de 0,9% em janeiro, segundo a instituição – Foto: Reprodução

Divulgado nesta segunda-feira (17), o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), considerado uma prévia do PIB, registrou crescimento de 0,9% em janeiro, segundo o Banco Central.

O resultado supera em três vezes a mediana da pesquisa Projeções Broadcast, que indicava um crescimento de 0,30%, além de ultrapassar o teto de 0,70% esperado por alguns setores do mercado.

O avanço acontece após uma queda de 0,73% em dezembro, indicando um início de ano positivo para a economia.

Para Alex Agostini, economista sênior da Austin Rating, o resultado surpreendeu e pode impactar as decisões do Comitê de Política Monetária (Copom). “O Banco Central vai ter que subir os juros de forma mais vigorosa do que se esperava, ou seja, a gente vai retroagir para o nível de 2008, que era 16%”, afirmou. Ele destacou que a política fiscal do governo tem incentivado o consumo, ampliando o crédito público e privado.

Em 2024, o IBC-Br acumula alta de 3,8% em relação ao ano anterior, superando a previsão de 3,7%. Já o PIB oficial, medido pelo IBGE, cresceu 3,4% no mesmo período, somando R$ 11,7 trilhões. Esse foi o maior crescimento anual desde 2021.

Agostini, no entanto, alertou que a inflação pode se tornar um problema estrutural caso não seja controlada. “O governo continua no sentido contrário, fomentando a atividade para dar notícias de bons números da economia, mas ignora a inflação, que pesa no bolso dos brasileiros”, criticou.

Reunião do COPOM – Foto: Reprodução

A decisão do Copom sobre os juros será acompanhada de perto pelo mercado. Com o avanço da economia e o aumento da inflação, especialistas avaliam que a taxa Selic pode ser reajustada para conter o aquecimento do consumo e evitar impactos negativos a longo prazo.

Conheça as redes sociais do DCM:

⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Artigo Anterior

BC informa o vazamento de mais de 25 mil chaves Pix de clientes da QI SCD

Próximo Artigo

Transparência Internacional pode inflamar disputas políticas em vez de pautar soluções, diz Lenio Streck

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!