
O Vaticano divulgou neste domingo (16) a primeira foto do Papa Francisco desde o início de seu tratamento médico, há mais de um mês.
Na imagem, o Pontífice aparece de costas celebrando a Santa Missa na capela do apartamento localizado no décimo andar do hospital Policlínico Gemelli, em Roma, na Itália.
A foto foi publicada pela Sala de Imprensa da Santa Sé e mostra o Santo Padre, de 88 anos, em um momento de oração durante a celebração eucarística.
Na última sexta-feira (14), o Vaticano anunciou que fornecerá atualizações médicas sobre o papa com menos frequência, devido ao “desenvolvimento positivo” de seu quadro de saúde.
Os avisos matinais informando que Francisco havia dormido bem também foram interrompidos.
Os médicos afirmam que o Pontífice não está mais em estado crítico, mas reforçam que sua condição de saúde ainda é complexa, levando em conta sua idade, a mobilidade reduzida e a perda parcial de um pulmão quando era jovem.
No sábado (15), o Vaticano informou que o Papa Francisco segue estável no hospital, “confirmando o progresso” dos últimos dias. Com essa evolução, os médicos estão reduzindo gradualmente o uso de ventilação mecânica durante a noite.

O Papa Francisco foi internado no Policlínico Gemelli em 14 de fevereiro, após um surto de bronquite que o impediu de falar. Logo depois, os médicos diagnosticaram pneumonia dupla e uma infecção polimicrobiana (bacteriana, viral e fúngica).
Nas primeiras semanas de hospitalização, o quadro de saúde do Papa passou por altos e baixos, incluindo crises respiratórias, insuficiência renal leve e um forte ataque de tosse. No entanto, as recentes atualizações médicas indicam avanços, com foco na terapia física e respiratória, além do uso de oxigênio de alto fluxo durante o dia e ventilação não invasiva à noite.
Um exame de raio-X confirmou que a infecção pulmonar está regredindo, o que é um sinal positivo para a recuperação do Pontífice. Mesmo hospitalizado, o Papa Francisco participou nesta semana dos exercícios espirituais quaresmais, adaptando sua rotina para uma carga de trabalho mais leve.
Na quinta-feira (14), dia em que completou 12 anos de papado, recebeu um bolo e centenas de mensagens desejando melhoras e felicidades.
Nos últimos quatro domingos, a tradicional bênção dominical, que normalmente é dada da janela com vista para a Praça de São Pedro, foi divulgada apenas como texto oficial.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line