Lula viaja ao Uruguai para posse de Yamandú Orsi

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca nesta sexta-feira 28 para Montevidéu, no Uruguai, onde acompanha a posse do novo presidente do país, Yamandú Orsi, marcada para o sábado 1º de março.

Esta é a primeira viagem internacional de Lula desde o acidente doméstico que sofreu em outubro de 2024. De lá para cá, passou por cirurgias e internações por conta de hemorragia intracraniana.

O embarque da comitiva presidencial está previsto para 15h, na Base Aérea de Brasília, com chegada na capital uruguaia cerca de três horas depois.

Orsi: discípulo de Mujica

Eleito em segundo turno em novembro do ano passado, o novo presidente uruguaio é herdeiro político de José “Pepe” Mujica e leva a esquerda de volta ao poder no país vizinho após cinco anos de governo de direita de Luis Lacalle Pou.

O presidente eleito do Uruguai, Yamandú Orsi. Foto: Santiago Mazzarovitch/AFP

Uma das democracias mais estáveis do continente, o Uruguai vivenciou um processo eleitoral e uma transição de poder tranquilos, em contraste com os processos eleitorais de outros países da região nos últimos anos.

Poucos dias após a vitória eleitoral, Orsi viajou ao Brasil e se encontrou com Lula em Brasília. Na ocasião, ele transmitiu um recado de Lacalle Pou, que agradeceu ao presidente brasileiro pela parceria ao longo do mandato.

Artigo Anterior

Dia Mundial do combate LER/DORT: CTB segue na luta pela proteção das trabalhadoras e dos trabalhadores

Próximo Artigo

O novo ‘milagre’ dos argentinos dolarizados. Por Moisés Mendes

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!