Nota da Bancada do PT na Câmara sobre troca de comando no Ministério da Saúde

A Bancada do PT na Câmara reconhece o papel estratégico desempenhado pela ministra Nísia Trindade à frente do Ministério da Saúde em quase dois anos e dois meses. Junto com sua equipe, reconstruiu a Pasta, uma das mais atingidas pelo desmanche irresponsável promovido pelo governo negacionista anterior. Nísia enfrentou o desafio de reconstruir o setor com base na ciência, na credibilidade das vacinas e no fortalecimento e reconstrução do SUS.

Primeira mulher a dirigir o ministério, Nísia Trindade resgatou políticas públicas vitais ao povo brasileiro, como as campanhas de vacinação, atenção básica à saúde, Programa Mais Médicos, Farmácia Popular, entre tantos outros avanços.

Os dados, por si só, mostram a importância de seu trabalho. Em dois anos, o Brasil saiu da lista dos 20 países com mais crianças não vacinadas (Unicef/OMS), conquistou a recertificação do Brasil como país livre do sarampo e incorporação de novas vacinas. Incorporou 67 novas tecnologias ao SUS, como as vacinas da dengue e bronquiolite, medicamentos para câncer de mama, entre outros.

Com R$ 5,8 bilhões investidos, promoveu a construção de novas unidades de saúde e adquiriu ambulâncias para o SAMU e equipamentos modernos. Além disso, UBS e CAPS foram ampliados para fortalecer o atendimento. Reestruturou hospitais federais, com a contratação de 2,5 mil funcionários e reabertura de centenas de leitos.

Desejamos à Nísia Trindade boa sorte e damos boas-vindas ao ministro Alexandre Padilha, que assume pela segunda vez a grande missão de dirigir o Ministério da Saúde. Com sua experiência e compromisso, temos a certeza de que o SUS seguirá fortalecido e a população seguirá no centro das políticas públicas de saúde. Seguimos juntos em defesa do SUS e do povo brasileiro!

 

Brasília, 25 de fevereiro de 2025

 

Lindbergh Farias, líder da Bancada do PT na Câmara

Artigo Anterior

“Será reconhecida pela reconstrução do Ministério da Saúde”, diz Gleisi sobre Nísia

Próximo Artigo

As duras críticas lançadas pelo futuro chanceler alemão Friedrich Merz contra Javier Milei: “Ele está arruinando o país”

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!