
Por Andressa Nascimento
Deu início no Centro de Formação Paulo Freire em Caruaru neste domingo dia 16 de fevereiro a Jornada de formação para os Alfabetizadores que irão atuar no Pacto pela Superação do Analfabetismo em Áreas Reforma Agrária do Nordeste, a atividade inicia com muita mística e simbologia.
A formação conta com mais de 240 pessoas entre alfabetizadores e coordenadores de turmas que estarão alfabetizando camponesas e camponeses no estado de pernambuco. São mais de 210 turmas que estarão funcionando em áreas de acampamento, assentamento da reforma agrária em pernambuco.
Neste ano a meta é alfabetizar mais de 3000 trabalhadores de trabalhadoras do Movimento Sem Terra. A formação pauta a organicidade política, agrária, pedagógica e cultural nas áreas de reforma agraria , para além de ajudar aqueles e aquelas que não conseguiram se alfabetizar na idade adequada, que no futuro próximo terão a oportunidade da leitura da palavra e do mundo.

Para Flávia Tereza da direção nacional do MST apresenta qual a importância de um programa de alfabetização pra áreas de assentamentos e acampamentos. “O MST faz um trabalho a 41 anos da luta pela terra, e na luta pela terra a gente foi compreendendo que tinha outros direitos pra gente puder alcançar, de outras cercas a serem quebradas e uma delas é a cerca do analfabetismo… do jeito que o MST luta pela terra luta pela educação” destacou Flávia
A dirigente do setor de educação estadual e do coletivo LGBTI+ Sem Terra enfatizou ainda da expectativa de uma formação e capacitação dessa para a educação dentro do MST, confira “Esse processo vai pra além da alfabetização nesse processo a gente ganhar muita gente para à luta… muito educadores passam a conhecer melhor o Movimento, e seguir na luta de outros processos… é aumentar o número pessoas que apoiam a reforma agrária” relatou Tereza
A formação se estenderá durante toda essa semana praticamente, finalizando na próxima sexta (21) aos educadores e coordenadores na capacitação, terão como missão alfabetizar nosso povo dentro dos elementos teóricos e práticos da nossa Pedagogia.