O presidente Lula (PT) celebrou, nesta segunda-feira 10, os 45 anos do PT e disse que o partido está ‘cada vez mais vivo e mais forte’ e que ‘jamais renunciamos aos valores que nos trouxeram até aqui’.
“Seja no governo ou na oposição: a defesa intransigente da democracia e da soberania do Brasil, a busca pelo desenvolvimento econômico com inclusão social, o combate à fome e a todas as formas de desigualdade”, disse.
Mais cedo, a presidenta do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann, também comentou sobre o aniversário do partido e celebrou as ‘conquistas que mudaram a vida do país e de milhões de pessoas’.
“Dia de reafirmar nosso compromisso com a reconstrução e transformação do país que temos a responsabilidade de governar, mais uma vez, sob a liderança do presidente Lula”, afirmou.
O líder do PT no Senado, Rogério Carvalho (SE), definiu a legenda como um instrumento político-partidário que permitiu ao povo participar das decisões que interferem na vida de todos os brasileiros e brasileiras.
“O PT oportunizou que diferentes setores da sociedade, das diversas classes sociais, pudessem chegar ao Congresso Nacional, dirigir cidades, estados, dirigir o Brasil, como nosso presidente Lula. O PT é um instrumento que permite ao povo participar da política e da democracia. É a garantia de que nós vivemos numa democracia”, disse.
O PT nasceu em 10 de fevereiro de 1980, durante uma reunião no Colégio Sion, em São Paulo. Em dezembro de 2024, o partido contava com 1.647.431 filiados, sendo o segundo maior partido político do Brasil, atrás apenas do MDB.
Veja mais declarações de parlamentares petistas:
José Guimarães (CE)
“Ninguém apaga a estrela do PT. Está enraizada nas lutas sociais, luta pela democracia, contra o golpe e o fascismo. No parlamento, nos governos municipais e na Presidência da República, mostramos o porquê temos que comemorar os 45 anos de vida e de história vitoriosa”.
Rui Falcão (SP)
“É tempo de o PT retomar o trabalho de base, estimular a organização popular e as lutas sociais. O destino histórico do PT, nosso projeto estratégico, é construir uma sociedade nova, sem exploração, nem opressão. Viva os 45 anos do PT”.
Lindbergh Farias (RJ)
“Hoje, o Partido dos Trabalhadores completa 45 anos! A história do PT é, também, a história da democracia brasileira. Viva o PT! Viva o povo brasileiro!”
Randolfe Rodrigues (AP)
“Há 45 anos essa estrela me conduz. Conduz também os trabalhadores brasileiros. Conduz a juventude. Conduz o povo pobre desse país para uma sociedade tão sonhada e desejada. O PT é isso. O maior partido de esquerda do Ocidente”.