Após publicar uma foto bebendo leite e pedir a descriminalização do leite cru ao Supremo Tribunal Federal, o youtuber infantil Ronaldo Souza foi acusado nas redes sociais de produzir menções favoráveis ao autoritarismo, conhecidas como “apitos de poder”.

Além da imagem publicada na última quinta-feira (27), acompanhada da legenda “Podemos descriminalizar o leite cru também? Não faz o menos sentido ser ilegal”, usuários do X (antigo Twitter), relataram ocasião em que Ronaldo teria feito também um gesto de supremacia antes de entrar em cena. 

Com 18 milhões de seguidores somente no Youtube, Ronaldo Souza, conhecido por seu personagem Gato Galáctico, rebateu as alegações de que sua postagem fizesse referência ao autoritarismo. “Abomino o autoritarismo e todas as formas de violência. Não tenho envolvimento com grupos extremistas, tampouco autoritários”, declarou o influenciador infantil, afirmando que a postagem seria removida.

A postagem do influenciador fazia uma comparação com a atual decisão realizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a descriminalização do porte da maconha e mencionava o decreto lei de 1969, que determinou sobre a comercialização do leite e proibiu a venda de sua versão crua. 

Segundo a rotina alimentar divulgada por Ronaldo, o leite cru faria parte da dieta adotada por ele pelos últimos 2 anos. O influenciador vem compartilhando com seus seguidores ser um adepto da dieta carnívora,  alegando ser mais econômica e benéfica. Os principais alimentos permitidos são carnes diversas, peixes e frutos do mar, ovos, queijos e outros laticínios, gorduras e miúdos. A dieta se popularizou no TikTok como sendo uma opção para aqueles que buscam o emagrecimento, ainda que especialistas apontem riscos para a saúde.

No entanto, aparições tomando leite pasteurizado ou cru também é considerado um símbolo de autoritarismo diretamente relacionado ao movimento “alt-right” estadunidense. Em entrevista à Fórum, Adriana Dias, que foi uma das maiores pesquisadoras do autoritarismo no Brasil e no mundo, havia afirmado que: “O leite é o tempo todo referência autoritária. Tomar branco, se tornar branco. Ele vai dizer que não é, que é pelo desafio, mas é um jogo de cena, como eles sempre fazem”

O idealizador da personagem Gato Galáctico vem se construindo como um realizador infantil conservador desde sua conversão ao cristianismo. Para além de sua profissão de fé, Ronaldo tem atraído seguidores ultra-direitistas com um discurso tradicionalista e em rivalidade com outro influenciador da mesma seara, Felipe Neto.

Acompanhado de sua esposa, Ronaldo Souza participou da palestra de Jordan B. Peterson, divulgada pela Brasil Paralelo e que viralizou devido à participação da CEO da Nubank, Cristina Junqueira. Usuários do Twitter ainda recordaram a postagem realizada pela companheira de Ronaldo sobre o filme “Bastardos Inglórios”, de Quentin Tarantino, no aniversário de Adolf Hitler, 20 de abril.

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 01/07/2024