A antropóloga e historiadora Lilia Moritz Schwarcz e o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB). Foto: reprodução

A antropóloga, historiadora e membra da Academia Brasileira de Letras Lilia Schwarcz usou as redes sociais para criticar o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), após o parlamentar afirmar que os atos terroristas promovidos por bolsonaristas em 8 de janeiro não poderiam ser classificados como uma tentativa de golpe de Estado. A imortal afirmou que Motta “deve ter perdido aula de história” e disse que ele sofre de amnésia seletiva. Confira:

Começou muito mal o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), que afirmou nesta sexta-feira (7) que os atos golpistas do 8 de janeiro foram uma “agressão inimaginável” às instituições, mas não podem ser classificados como uma tentativa de golpe de Estado.

Na entrevista que deu a uma rádio da Paraíba, Motta foi questionado sobre o projeto de lei que dá anistia aos condenados pelos ataques que depredaram a sede dos três Poderes. Pois bem, o atual presidente da Câmara buscou jogar a culpa em pessoas isoladas e desmerecer o evento em si.

Disse ele “Ali foram vândalos, baderneiros que queriam, com a inconformidade com o resultado da eleição, demonstrar sua revolta. Achando que aquilo poderia resolver talvez o não prosseguimento do mandato do presidente Lula”

Agora, na definição do parlamentar não houve golpe pois não existiu um líder e tampouco os militares estavam comprometidos com o ato.

Penso que Motta faltou na aula de ciência política e de “atualidades”.

Primeiro: um golpe só deixa de ser golpe quando se realiza. Até então é um golpe e foi o que ocorreu em 8 de janeiro.

Segundo, as delações vão deixando claras as correlações de militares com o golpe e como seu verdadeiro líder atende pelo nome de Jair Bolsonaro.

A não ser que o político sofra de amnésia seletiva, é isso que todos e todas nós temos lido, estarrecidos.

O certo é que Motta acena para a direita e já avisou que 8 anos de ilegibilidade é tempo demais. Deve ter faltado na aula de matemática também.

De olho nele!

Confira:

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 08/02/2025