Em resposta aos parlamentares governistas que usaram bonés azuis com a frase “O Brasil é dos Brasileiros”, a bancada bolsonarista na Câmara dos Deputados usou outro com a frase “Comida barata de novo Bolsonaro 2026”.

Contudo, eles esqueceram que Bolsonaro saiu do governo, em 2021, com a fome atingindo 29,2 milhões de brasileiros, segundo levantamento publicado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Durante seu desgoverno a população teve que enfrentar a fila dos ossos.

Nos dois primeiros anos do atual governo, por exemplo, 24,4 milhões de brasileiros já deixaram o mapa da fome.

“Eu quero apenas reagir a algumas coisas que eu vi aqui neste plenário hoje e que tenho visto durante todo esse mês de janeiro, porque a extrema direita e os bolsonaristas têm um comportamento hipócrita, mentiroso, golpista e capacho”, discursou a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) no plenário da Casa.

Leia mais: Mensagem de Lula ao Congresso mostra robustez da economia com inclusão social

A deputada citou a recente pesquisa Quaest na qual Lula lidera todos os cenários eleitorais em 2026 para rechaçar a falsa ideia de que o “povo está desesperado e querendo fora este governo”.

“Eles mentem quando fazem fake news com o Pé-de-Meia, porque não há crime no Pé-de-Meia; muito menos, haveria a taxação do Pix! O que fizeram com este assunto foi golpismo! São golpistas, são mentirosos! E não há censura no Brasil, há crime na rede social!”, diz a deputada.

Para ela, a vitória de Trump fez com que os extremistas se “achassem”. “Mas é bom que eles saibam que ficar do lado de fora na festa de Trump talvez não tenha sido suficiente para eles entenderem como eles são pequenos, como eles são desrespeitados e não são valorizados lá fora. E ainda botaram o chapeuzinho ‘Vamos fazer a América grande novamente’”.

“Eu quero dizer que o Brasil é dos brasileiros! Nós somos o Brasil dos brasileiros, e é assim que nós vamos responder e fazer este Brasil crescer, ser justo, avançar e fazer política para o nosso povo, e não para o mercado financeiro”, disse a deputada que vestiu o chapéu azul no plenário.

Deputada Jandira discursa vestindo boné azul (Foto: Reprodução)

Guerra dos Bonés

A chamada “Guerra dos Bonés” começou quando os governistas resolveram dar uma resposta aos bolsonaristas que usaram bonés vermelhos com a frase “América grande de novo” em homenagem a posse do presidente norte-americano Donald Trump.

Como reação, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e os líderes do governo Jaques Wagner (PT-BA) e Randolfe Rodrigues (PT-AP) desfilaram, no último sábado (1º), pelo Senado, com o boné azul “O Brasil é dos brasileiros”.

Nesta terça-feira (4), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva entrou na batalha ao postar um vídeo no X vestindo o boné azul com a inscrição “o Brasil é dos brasileiros”.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 04/02/2025