A cidade de Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas Gerais, está prestes a receber um importante reforço para a saúde pública e a formação de profissionais da área. No mês de janeiro passado, foi assinado um acordo de cooperação técnica entre a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), o Governo de Minas Gerais e a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) para transformar o Hospital Regional de Divinópolis em um universitário 100% SUS, que funcionará também como hospital escola.
O acordo foi anunciado nesta terça-feira (4), pela Secretária Nacional de Planejamento e Finanças do PT, Gleide Andrade, durante reunião com Arthur Chioro, presidente da EBSERH.
Em nota, Gleide destacou o impacto do projeto para a população. “Essa é uma conquista muito importante para a nossa região, demanda que levamos para o presidente Lula, o que demonstra seu olhar cuidadoso com os mineiros. O hospital será público, vai garantir atendimento especializado, melhorando tanto o acesso à saúde quanto a formação de novos profissionais na área”, destacou.
O presidente da EBSERH, Artur Chioro, também celebrou a iniciativa. “A assinatura desse acordo materializa a parceria, que será fundamental não apenas para a assistência no SUS, mas para a formação de novos profissionais, para a pesquisa e para a inovação na saúde”, afirmou.
Mais atendimento e formação profissional
A transformação do Hospital Regional de Divinópolis em universitário representa um salto na infraestrutura de saúde da região. A nova unidade será um polo de atendimento e ensino, garantindo assistência médica de qualidade e aprimorando a formação dos estudantes da UFSJ. Além disso, a unidade será essencial para a produção de pesquisas e inovação na área médica, ampliando o acesso da população a serviços de ponta no SUS.
O projeto também terá impacto na geração de empregos e no desenvolvimento regional. A chegada de novos profissionais e o fortalecimento da estrutura hospitalar movimentarão a economia local, garantindo mais estabilidade para trabalhadores da saúde e para a comunidade acadêmica.
Leia mais: 2 anos de reconstrução: Lula fortalece o SUS e amplia ações com Novo PAC Saúde
Inclusão e fortalecimento do SUS
Além de ampliar o acesso a atendimento médico gratuito e de qualidade, o hospital universitário servirá como espaço de formação para estudantes de diversas áreas da saúde, proporcionando aprendizado prático e incentivando a pesquisa científica.
Gleide Andrade reforçou o esforço federal na conclusão do acordo. “O presidente Lula e o ministro da Educação, Camilo Santana, assumiram esse compromisso com a população mineira, e estamos acompanhando de perto para que cada etapa do projeto seja cumprida”, afirmou.
O próximo passo será a definição do cronograma de implementação do hospital universitário, em parceria com o Governo Federal, o Governo de Minas Gerais, o MEC e a UFSJ.
O avanço desse projeto reforça o compromisso do governo Lula com o fortalecimento do SUS e a valorização da saúde pública. Mais do que isso, mostra como parcerias estratégicas podem transformar realidades e levar mais qualidade de vida para a população.
Leia mais: Em Uberlândia, Lula entrega ampliação de hospital referência para 27 cidades e 2 mi de pessoas
Da Redação