O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que suspeita que o ex-presidente Jair Bolsonaro “está por trás” do vídeo do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) com fake news sobre transferências via Pix. Ele ainda cita a participação do publicitário Duda Lima, ex-marqueteiro do ex-mandatário e do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB).
“Eu tenho, para mim, que o Bolsonaro está um pouco por trás disso, porque o PL financiou o vídeo do Nikolas. O Duda Lima foi quem fez a produção daquele vídeo”, afirmou em entrevista à CNN Brasil nesta sexta (17).
Ele afirma que a campanha contra o aumento da fiscalização de transferências via Pix foi motivada por uma “bronca” do ex-presidente com a Receita Federal. “O Bolsonaro tem uma bronca pelas questões já conhecidas… a Receita Federal descobriu o roubo das joias, abriu a investigação das rachadinhas, abriu a investigação sobre os mais de 100 imóveis comprados pela família Bolsonaro”, prossegue.
Haddad diz que Bolsonaro, Nikolas e o PL estavam analisando todos os atos da Receita “com uma lupa” até encontrar uma decisão para criar uma narrativa contra o governo. “Quiseram vender a tese de que a Receita, com os poucos funcionários que tem, vai fiscalizar o pequeno negócio”, completou.
'Tenho para mim que o Bolsonaro está por trás disso porque ele tem bronca com a Receita', diz Haddad sobre crise do Pix
Ministro da Fazenda lembrou que a Receita descobriu "o roubo das joias, abriu a investigação das rachadinhas e dos mais de 100 imóveis comprados pela família… pic.twitter.com/eIkGWJZ22B
— 98 FM Natal (@98FMNatal) January 17, 2025
O vídeo de Nikolas com as fake news sobre a taxação de transferências via Pix já alcançou mais de 280 milhões de visualizações só no Instagram. O conteúdo tem pautado os ataques da oposição ao governo.
Na última quarta (15), Haddad afirmou que o Palácio do Planalto está trabalhando para responsabilizar os autores das fake news sobre a medida e que o governo deve tomar “providências criminais” contra quem está propagando a mentira.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line