A jornada de sucesso do filme brasileiro “Ainda Estou Aqui” continua. Na última quinta-feira (19), o longa-metragem dirigido por Walter Salles conquistou uma indicação para concorrer ao prêmio de Melhor Filme em Língua Estrangeira pelo London Critics’ Circle Awards – o prêmio da crítica do Reino Unido mais conceituado.

Estrelado por Fernanda Torres e Selton Mello, com participação de Fernanda Montenegro, o filme compete contra: Tudo que Imaginamos Como Luz (Índia); Emilia Pérez (França); Kneecap (Irlanda); e La Chimera (Itália). Os vencedores em todas as categorias serão anunciados em 2 de fevereiro de 2025.

Leia mais:

Além dessa indicação, “Ainda Estou Aqui” concorre ao Globo de Ouro na categoria de melhor filme em língua estrangeira e a atriz Fernanda Torres, que interpreta Eunice Paiva, na categoria de melhor atriz de drama.

Já no prêmio oferecido pelo Critics Choice Awards (CCA), a obra baseada no livro do escritor Marcelo Rubens Paiva concorre na mesma categoria também contra Tudo que Imaginamos Como Luz, Emilia Pérez e Kneecap e mais os filmes Flow (Letônia) e A Semente do Figo Sagrado (filme iraniano que concorre pela Alemanha).

Nesta semana ainda aconteceu a indicação ao Prêmio Goya, principal premiação do cinema espanhol, na categoria de melhor filme ibero-americano. Na premiação a concorrência é com: Agarrame fuerte (Uruguai); El jockey (Argentina); El lugar de la otra (Chile); e Memorias de un cuerpo que arde (Costa Rica e Espanha).

Leia mais:

Também saiu mais uma etapa de pré-seleção para o Oscar e a película está entre as 15 finalistas de Melhor Filme Internacional, contra alguns dos filmes que competem em outros prêmios citados acima.

No Brasil, os filmes “Ainda Estou Aqui” e “O Dia que Te Conheci” (André Novais de Oliveira) são os que conquistaram o maior número de indicações no Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), que deve ser anunciado em 13 de janeiro.

Prêmios

O filme original Globoplay retrata os horrores da ditadura militar brasileira a partir da história do deputado Rubens Paiva – sequestrado e morto, sendo que seu corpo nunca foi encontrado. A obra conta mais de 50 indicações em festivais internacionais e nacionais, de acordo com a produtora. Até agora, o filme teve como principais reconhecimentos o prêmio de Melhor Roteiro no 81º Festival de Veneza, na Itália, e de Melhor Filme no Festival Internacional de Cinema de Vancouver, no Canadá.

Fernanda Torres também venceu como melhor atriz em Filme Internacional na premiação do Critics Choice Awards voltada ao cinema e televisão latino-americanos.

Para completar o rol de conquistas – que devem aumentar em 2025 – “Ainda Estou Aqui” venceu como melhor Filme na 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e no Festival de Cinema de Mill Valley (EUA), assim como recebeu o prêmio do Público no Festival De Pessac (França) e o prêmio Danielle Le Roy, eleito pelo Júri Jovem, no mesmo festival.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 20/12/2024