RETROSPECTIVA 2024

Secretário de Comunicação Institucional da Câmara e Coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Tarifa Zero, o deputado Jilmar Tatto (PT-SP) priorizou em sua atuação parlamentar dois temas importantes em 2024: a Comunicação Pública e a defesa da implementação da Tarifa Zero em todo o País.

Em relação à Comunicação Pública, Tatto faz uma avaliação do trabalho desenvolvido após 2 anos à frente da pasta, que termina em fevereiro de 2025. “Ao assumir essa missão, meu objetivo foi buscar encurtar a distância entre o trabalho desenvolvido na Casa e a população. Busquei ampliar o alcance da TV e Rádio Câmara, incentivei a inovação de conteúdo e pudemos ver o aumento da audiência de nossos canais, em especial no YouTube, que alcançou a marca de mais de 1 milhão de inscritos”, explica.

De acordo com o parlamentar, a comunicação pública tem um papel vital para o fortalecimento da democracia. “Aqui é uma fonte primária de informação, em que todas as vertentes políticas têm espaço e voz para apresentar suas pautas e visão do mundo”, completa o deputado.

Tarifa Zero

Coordenador da Frente Parlamentar do tema, Jilmar Tatto entende que a gratuidade no transporte público ganhou tração no período eleitoral. Segundo ele, isso ajudará a orientar o trabalho da frente nos próximos meses.

Em 2024, 675 candidaturas apresentaram o tema como proposta ao eleitorado, segundo levantamento do projeto Vota Aí, parceria entre o Centro de Estudos de Opinião Pública da Unicamp (SP) e o Laboratório de Estudos Eleitorais, de Comunicação Política e Opinião Pública da Uerj (RJ). “A cada eleição, aumenta consideravelmente o número de candidaturas que defendem a Tarifa Zero. Esse crescimento mostra a importância que a política pública vem ganhando após se mostrar viável em mais de 100 cidades no Brasil”, aponta.

O parlamentar apresentou a proposta de gratuidade em 2020, quando foi candidato a prefeito pelo PT na cidade de São Paulo.

Site

Ao assumir a coordenação da Frente, em agosto deste ano, Tatto anunciou o lançamento do site www.tarifazero.org.br, que traz uma série de dados a respeito da política, como mapa do Brasil onde tem Tarifa Zero, compilação de leis sobre mobilidade e transporte público, artigos e notícias referentes ao tema.

A frente também firmou uma parceria com a Universidade de Brasília (UnB) para colaborar nos estudos sobre a tarifa zero. Segundo estudos da UnB, mais de 5 milhões de pessoas vivem em cidades que já adotaram a tarifa zero.

PT na Câmara

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 15/12/2024