A Turquia e o Iraque selaram um acordo de cooperação militar recentemente. Como resultado, as forças militares turcas devolverão uma base na cidade de Bashiqa, no norte do Iraque, ao exército iraquiano.

O acordo foi alcançado após dois dias de negociações de alto nível entre os ministros de defesa estrangeiros turcos e iraquianos, bem como chefes de inteligência, em Ancara, capital da Turquia.

Além de entregar a base militar turca em Bashiqa ao governo iraquiano, o acordo prevê que ambos os países construam um centro de coordenação militar conjunto, que será sediado no Iraque.

Considerado “histórico” por ambos os lados, o memorando de entendimento sobre cooperação militar, de segurança e contra o terrorismo foi assinado na quinta-feira (15), em meio às operações militares em curso da Turquia contra as milícias curdas aliadas dos EUA.

A base turca em Bashiqa, uma região rica em petróleo habitada por membros da minoria religiosa Yazidi, além de árabes e curdos. Ela foi criada a partir de 2018 quando a Turquia lançou também uma operação na Síria.

Um governante local iraquiano afirmou que “as tropas turcas vieram para essa área durante a guerra contra o Estado Islâmico, a guerra terminou, e a região está estável em termos de segurança, então não há necessidade da presença desta base. A maioria dos membros do conselho, antes de sua dissolução, acreditava que a Turquia queria expandir sua influência na região através dessa base militar”.

Essa é mais uma etapa na reunião da região contra a presença dos norte-americanos no Iraque e na Síria. O governo turco também está em diálogo com o governo de Bashar al-Assad da Síria para acabar com sua presença militar no país.

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 21/08/2024