
O ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Sidônio Palmeira, apresentou nesta terça (26) o novo slogan do governo Lula durante a reunião ministerial no Palácio do Planalto. A mudança substitui a frase usada até agora, “Governo Federal – União e Reconstrução”.
Sidônio afirmou que a nova identidade será “Governo do Brasil – Do lado do povo brasileiro”. O objetivo é reforçar a proximidade da gestão com a população, trazendo para o centro da mensagem a ideia de representatividade e apoio direto ao cidadão.
A previsão é que o novo slogan seja lançado oficialmente em um vídeo institucional até a próxima semana. Além da frase principal, o material de divulgação incluirá também o complemento “Brasil dando a volta por cima”, em referência ao momento de recuperação do país.
Na semana passada já havia sido antecipado que a nova comunicação do governo usaria a expressão “povo brasileiro”, estratégia confirmada agora com a apresentação do slogan. A expectativa é que a marca esteja presente em todas as peças oficiais da atual gestão.

A mudança ocorre em meio a ataques do governo dos Estados Unidos, chefiado por Donald Trump, contra autoridades brasileiras. O tarifaço, as suspensões de vistos e a aplicação da Lei Magnitsky têm sido citadas pelo governo Lula como uma ameaça à soberania nacional.
Na reunião ministerial desta terça (25), o presidente deixou claro que o Brasil é “soberano” e que qualquer empresa precisa “prestar contas à nossa Constituição e à nossa legislação” para atuar no país.
A declaração ocorreu após Trump ameaçar impor mais sanções a países que regulamentarem as big techs. Lula ainda disse que elas “são patrimônio americano” e não do Brasil.