Mais de mil vereadores e vereadoras jovens do PT de diversas cidades do país participaram nesta segunda-feira (11), Dia do Estudante, do “protocolaço” do projeto de lei para municipalizar a Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP). A iniciativa é fruto de uma mobilização nacional liderada pela vereadora Luna Zarattini (PT-SP) para a apresentação de projetos semelhantes em mais de mil municípios do Brasil.

Regulamentado pelo presidente Lula em março de 2025, o programa do Ministério da Educação incentiva e auxilia cursinhos pré-vestibular voluntários que preparam alunos de baixa renda, indígenas, quilombolas, negros e com deficiência para o Enem e outras provas.

A iniciativa visa garantir acesso à universidade a milhares de jovens ao propor que as prefeituras auxiliem os cursinhos com passe livre, material didático, apoio financeiro e cessão de espaços adequados em escolas.

“No Dia do Estudante, a juventude do PT segue fazendo história! Educação transforma, abre portas e constrói um Brasil mais justo!”, diz a postagem do PT São Paulo replicada por vários vereadores na rede Instagram. A ideia, diz a publicação, é trazer para os municípios o programa de Lula que apoia cursinhos pré-vestibulares.

Leia mais – Prêmio MEC: Lula exalta força transformadora da educação e entrega 116 premiações

Na rede X, Luna Zarattini enfatizou que a ação mostra a força da juventude do PT em todo o Brasil. “Participamos do protocolaço dos cursinhos populares, uma ação nacional articulada com vereadores jovens para replicar a iniciativa do nosso presidente Lula”, postou Luna ao destacar que a meta é garantir o acesso à universidade a milhares de jovens da periferia com o auxílio das prefeituras aos cursinhos.

“A luta por uma educação pública de qualidade é nossa prioridade! A juventude do PT está unida para transformar o Brasil!”, assinalou.

Entre os mais de mil vereadores que assinaram o “protocolaço” estão Kari Santos (Recife – PE), Anderson Aguiar (Jandaíra – RN), Ana Aline (Caicó-RN); Luiza Dulci (BH- MG), João do PT (Vera Cruz BA); Eduardo Zanatta (Camboriú – SC), Carla Ayres (Florianópolis – SC), Natasha Ferreira (Porto Alegre – RS), Luna Zarattini (São Paulo – SP), Andressa Queiroz (Sabinópolis – MG), Higor Lins (Cuité – PB), Professor Jales (Araxá – MG), Pedro Rousseff (BH – MG), Gabi Jerônimo (Cabo de Santo Agostinho – PE), Maíra do MST (Rio de Janeiro – RJ), Paolla Miguel (Campinas – SP), Caê Martins (São José – SC), Zé do Salão (Senador Firmino – MG), Uriel Biazin (Embu das Artes – SP), Coletivo Somos (Palmas – TO), Guilherme Almansa (Cachoeirinha – RS), Biga Kalahare (Santarém – PA), Franklin Shmalz (Dourados – MS).

Juventude fazendo a diferença

Com o título “Vereadores jovens do PT protocolam projetos de cursinhos populares”, a coluna Painel da Folha de São Paulo divulgou a ação dos jovens parlamentares petistas. A vereadora Paolla Miguel (Campinas – SP) postou print do Painel e escreveu:

“Juventude do PT fazendo a diferença! Nesse dia Nacional do Estudante, nosso mandato tem orgulho de fazer parte do protocolaço de projetos de lei pelos cursinhos populares, que auxiliam jovens a acessarem a universidade pública. Grande dia, Luna Zarattini”, comemorou Paolla.

Vereador de Balneário Camboriú (SC), Eduardo Zanatta destacou que os cursinhos populares são essenciais para democratizar o acesso ao ensino superior e publicou vídeo feito em um cursinho popular da cidade selecionado pelo MEC para fazer parte do CPOP.

Em Recife, na sessão da Câmara Municipal desta segunda-feira (11), a vereadora Kari Santos foi à tribuna para destacar a importância da criação de cursinhos populares como política pública permanente.

“Educação é a chave para transformar vidas. Garantir cursinhos populares gratuitos significa abrir portas para que mais jovens sonhem e alcancem a universidade. É o Estado assumindo a responsabilidade de oferecer oportunidades iguais para todos”, ressaltou Kari.

Para Maíra do MST, vereadora no Rio de Janeiro, os cursinhos populares são a ponte que liga a juventude trabalhadora à universidade. “Transformar essa ponte em política pública é garantir que o sonho de estudar não dependa de sorte, mas de direito”, afirmou.

Educação transforma vidas

Luna Zarattini publicou print da matéria da Folha de São Paulo com o título “Vereadores jovens do PT protocolam projeto de cursinhos populares”. Ela comentou que a “educação transforma vidas, e garantir acesso gratuito à preparação para o Enem e vestibulares é abrir portas para milhares de estudantes sonharem mais alto”.

“Queremos que cada cidade do Brasil tenha essa política”, disse ela no vídeo em que comunica o “protocolaço” e detalha seu funcionamento. Ela assinalou que a luta pela educação pública de qualidade é prioridade e que a juventude do PT está unida para transformar o Brasil e São Paulo.

Da Redação, com informações da Folha de São Paulo e Brasil de Fato

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 12/08/2025